A polícia descobriu anteontem à noite o esconderijo de Marcelo Soares de Medeiros, o Marcelo PQD, chefe do tráfico do Morro do Dendê, na Iha do Governador, zona norte do Rio. O traficante conseguiu fugir meia hora antes da chegada dos policiais. A casa, em fase final de construção, tem dois andares e três quartos. Uma parede falsa no banheiro da cozinha dá acesso a um amplo porão, onde foram encontradas cinco escopetas, uma metralhadora, pistolas, duas granadas, munição e pasta de cocaína.
O que mais chamou a atenção dos policiais foi o tamanho do esconderijo. ‘‘O porão era uma verdadeira casa, com sala, banheiro, cozinha e quarto’’, comentou o delegado Alcides Iantorno de Jesus, que coordenou a operação. O delegado acredita que o local seria usado como cativeiro.
Situado no alto do morro, o imóvel também surpreende pela discrição externa, mas seu interior é todo revestido de cerâmica preta e ardósia. Do terraço sobre o segundo andar da casa, o traficante podia ver quase todo o morro, até mesmo a entrada principal da favela.
A investigação sobre o paradeiro de Marcelo PQD começou há mais de cinco meses, contou o delegado. Marcelo PQD assumiu o controle do tráfico depois de fugir da prisão, em novembro de 1996. Um ano antes ele havia sido preso junto com o então chefe do local, Romildo Souza da Costa, o Miltinho do Dendê.
Antes de chegar à casa do traficante, os policiais foram à casa da sogra do traficante, Iracema Siqueira de Souza, de 37 anos, que mora na Freguesia, também na Ilha do Governador. Em um dos dois banheiros do imóvel, Marcelo PQD construiu uma parede falsa. No esconderijo a polícia encontrou mais munição, armas - entre elas mais duas granadas - e pasta de cocaína, além de fardas do Exército e toucas ninjas.
A residência pertence a Nadir de Oliveira Galvão, que mora na parte de baixo do imóvel. Segundo ela, a sogra do traficante, que não estava no local quando a polícia chegou, aluga desde maio o segundo andar e o terraço e pagava R$ 900 por mês. Foi Nadir quem levou os agentes da 37ª DP à casa dos pais de Iracema, presa em flagrante.

mockup