São Paulo, 07 (AE) - A Secretaria Nacional de Direitos Humanos e o Grupo Paz nas Escolas escolheram a Escola Estadual Professor Renato de Arruda Penteado, em São Paulo, como exemplo de escola que superou a violência. A escola fica no Jardim Carumbé, um bairro pobre da zona norte. Em 1992, viveu o auge da violência dentro de seus muros, quando um aluno matou uma aluna para roubar-lhe o par de tênis.
A escola também convivia com depredações, pichações e alunos eram impedidos de assistir às aulas do período noturno por causa do toque de recolher imposto por quadrilhas de traficantes da região. A situação começou a mudar em 1998. Pais de alunos, líderes comunitários e religiosos do bairro foram convidados pela diretora da escola, Eliana Mello, para trabalhar no local.
Com o apoio da comunidade, a escola diminuiu os casos de violência e depredação. Hoje o secretário nacional de Direitos Humanos, José Gregori, o secretário da Justiça de São Paulo, Belisário dos Santos Junior, e Raí, jogador do São Paulo, estiveram na escola durante uma comemoração que contou com a participação de alunos, pais e professores.

mockup