As dez equipes volantes responsáveis por percorrer as unidades de saúde de Londrina saíram, nesta quarta-feira (20), para o segundo dia de vacinação dos profissionais de saúde que fazem parte do público-alvo da primeira fase de imunização contra a Covid-19. Pela manhã, elas passaram pelo PAI (Pronto Atendimento Infantil), HU (Hospital Universitário) e Hospital do Coração - unidade Bela Suíça.

Pela manhã, equipes passaram pelo PAI, HU e Hospital do Coração
Pela manhã, equipes passaram pelo PAI, HU e Hospital do Coração | Foto: Laís Taine

Após 12 horas de plantão no período noturno, Neusa de Fátima Lupi, 60, ficou surpresa ao saber que seria a primeira do Hospital do Coração a ser vacinada contra a Covid-19. “Me senti muito importante, trabalhei a noite toda, eu não esperava”, brinca.

A auxiliar de enfermagem atua na área há 40 anos, 17 deles no hospital atual. “Eu me aposentei há 10 anos, mas como eu amo o que eu faço, continuei trabalhando”, acrescenta. Desses 40 anos de trabalho, ela conta que o último foi o mais difícil.

Apesar das inseguranças e anseios que a pandemia trouxe, o plantão anterior à vacina ganhou um brilho novo. “Essa noite trabalhamos com um clima diferente, dando risada, todos esperando a vacina no final do expediente. A gente ficou brincando: ‘quem será a primeira?’ Não pensei que seria eu”, ri.

Avó e com uma mãe idosa, voltar para a casa após o trabalho agora se torna um momento menos tenso. “Estou muito feliz, é uma recompensa”, vibra. Também acredita que, com a vacina, vai poder trabalhar com mais tranquilidade e levar essa calma para os pacientes.

UNIDADES



O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, acompanhou a aplicação das primeiras vacinas no local. Ele explica que a proposta é que as equipes volantes atuem simultaneamente nas unidades de saúde e ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

O secretário afirma que há estrutura para vacinar esse público até sexta-feira (22), mas que depende das escalas dos profissionais. “Condições técnicas e operacionais para fazer essa vacinação até o final de semana nós temos tranquilamente. Entretanto, cada hospital tem uma logística, uma estrutura e trabalha com escala diferenciada. Ainda assim, nós estamos, desde ontem, indo em todas as instituições para conseguir terminar essa etapa o mais rápido possível”, afirma.

Para completar a primeira etapa, Londrina precisaria de 52 mil doses para vacinar os 26 mil profissionais de saúde e idosos em ILPIs. Porém, a cidade recebeu a quantidade para vacinar a primeira dose de 9.136 pessoas. Por isso, os critérios utilizados foram 100% dos idosos em asilos e parte dos profissionais de saúde que trabalham na assistência direta aos pacientes com coronavírus.

GOLPE DA VACINA



Machado também orienta a população para não cair em golpes relacionados à vacina. “Se alguém se identificar como sendo da Secretaria de Saúde, não procede. Nossos profissionais foram capacitados e treinados em relação manuseio, utilização e ao registro dessas vacinas”, afirma.

As vacinas também não são comercializadas e utilizadas apenas para um número restrito de pessoas. “Não temos todas as vacinas para imunizar nem os profissionais de saúde, então vamos fazer um alerta. Qualquer informação de passar dados, comercializar, isso é uma mentira, é um crime, denunciem, liguem para a polícia.”