Equipes resgatam 170 mil plantas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Reportagem Local 
Curitiba - Mais de 170 mil plantas já foram resgatadas pelo Programa de Salvamento e Conservação da Flora da Usina Hidrelétrica Mauá. Com o enchimento do reservatório, em andamento desde 28 de junho, as atividades de vários dos programas ambientais foram incrementadas.
As equipes de resgate da flora também coletam frutos e sementes, que são levados ao Horto das Caviúnas, na área da usina, onde são transformados em mudas para o reflorestamento. Até agora, já foram resgatados mais de 1,1 mil quilos de sementes e frutos, além de 170 mil plantas, representando aproximadamente 700 espécies.
As plantas são levadas para estufas no horto e posteriormente replantadas na área de preservação permanente da usina. Parte desse material foi levado para a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a qual o Consórcio Energético Cruzeiro de Sul (formado por Copel e Eletrosul e responsável pela instalação da hidrelétrica) firmou convênio para o replantio e registro científico sobre a flora da região.
A Usina Hidrelétrica Mauá fica no Rio Tibagi, entre Telêmaco Borba e Ortigueira, nos Campos Gerais. O empreendimento está em fase final de construção e deve entrar em operação ainda este ano. Com potência instalada de 361 megawatts, ele vai produzir energia suficiente para atender o consumo de 1 milhão de pessoas.


