Equinos brasileiros estão sob suspeita
PUBLICAÇÃO
domingo, 30 de janeiro de 2000
France Presse
De Assunção
A sub-secretaria de Gado do Paraguai suspendeu temporariamente a importação proveniente do Brasil de equinos e o material genético da mesma espécie, devido ao descobrimento no País de uma bactéria causada pelo mormo, enfermidade mortal que é transmitida ao ser humano.
O médico Martín Sánchez, especialista no tratamento de cavalos, explicou à AFP que o mormo é uma enfermidade muito contagiosa e mortal dos equinos, porém também transmitida ao homem, a ponto de quase todos os pesquisadores que trabalharam com ela terem morrido por infecção pulmonar e complicações de fígado.
A resolução do vice-ministério justifica o corte da importação do Brasil, devido a um informe de emergência da Oficina Internacional de Epizootias, que indica que o País isolou a bactéria Bukholderia mallei, que é agente causador do mormo.
A suspensão seguirá vigente até que o governo paraguaio obtenha informações sobre a magnitude da doença, para tomar medidas de vigilância zoosanitária deste mal exótico da região, do qual somente se tem notícia na Ásia, concluiu Sánchez.

