Campinas, SP, 05 (AE) - O estudante Jowelington Rosa de Jesus, de 18 anos, assassinado ontem (04) à noite quando chegava à escola em que estudava, no Jardim Santa Odila, em Campinas, foi sepultado hoje à tarde, no cemitério Nossa Senhora da Conceição. Jesus foi atingido por dois tiros, disparados por um desconhecido. Até o final da tarde, a polícia não tinha pistas do criminoso.
Jesus estudava na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Ponzio Sobrinho. O crime abalou os cerca de 280 alunos que frequentam a escola no período noturno. A direção da escola suspendeu as aulas logo após receber a notícia sobre a morte do estudante. "O crime aconteceu fora da escola, mas o criminoso poderia voltar", disse a diretora Alba Barbosa.
Nenhum aluno testemunhou o assassinato. Funcionários que estavam no interior da escola disseram ter ouvido três disparos. Dois tiros acertaram o estudante. Ele foi levado em um carro particular para a Santa Casa de Valinhos, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia instaurou inquérito. A principal suspeita é de que o assassinato tenha ligações com o tráfico de drogas.
É a segunda vez, em menos de uma semana, que a violência atinge escolas em Campinas. Na última sexta-feira (31), um aluno foi esfaqueado dentro do pátio da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Barão de Ataliba Nogueira, no Jardim Aurélia. A vítima sobreviveu, mas o agressor, ainda não identificado, conseguiu fugir. Em outubro do ano passado, três alunos da Escola Municipal do Jardim Vida Nova foram executados a tiros no pátio da unidade. O crime foi praticado por um bando que invadiu o local e fugiu em seguida.

mockup