Neste domingo será realizado o primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 para mais de 3 milhões de estudantes em todo o País, tanto na versão impressa quanto na versão digital. As duas modalidades terão itens de prova iguais, além do mesmo tema de redação. A edição deste ano recebeu o menor número de inscrições dos últimos 14 anos. A prova, que já teve mais de 8,7 milhões de inscritos, tem em 2021 apenas 3,1 milhões. No Paraná serão 170.595 estudantes fazendo a prova, entre os quais 163.845 farão a prova impressa e 6.750 farão prova digital. Para comparação, em 2020 foram 239.676 candidatos. Destes, 233.247 fizeram a prova impressa e 6.429, a versão digital.

Imagem ilustrativa da imagem Enem 2021 será com baixa recorde de inscritos
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Follhapress/17-1-2021

Na edição deste ano, a cidade de Londrina terá 8.908 candidatos, dos quais 8.039 inscritos realizarão a prova no Enem Impresso e 869 inscritos o Enem Digital. O número é o menor registrado na cidade nos últimos 15 anos e é 38% menor que em 2020, quando 13.123 se inscreveram no Enem impresso e 1.200 se candidataram para realizar a prova pelo Enem digital. Na edição deste ano serão 11 locais de prova, os maiores deles nas sedes da Unopar no Piza (zona leste), com 1.744 candidatos; Unopar Catuaí (zona sul), com 1.357 candidatos e da PUCPR-Campus Londrina (zona oeste), com 1.003 candidatos.

EVASÃO

A coordenadora do Cepv/UEL (Curso Especial Pré-Vestibular da UEL), Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, explicou que desde março de 2020 o Cepv tem oferecido aulas na modalidade remota, por meio de trabalhos on-line e aulas gravadas e avaliou que a baixa no número de inscritos está relacionada à pandemia de Covid-19. “Nós sentimos que houve uma resistência muito grande em relação a essa forma de ensino e que resultou em uma taxa de evasão muito alta. Nosso público, além de não estar acostumado à aula gravada e on-line, enfrenta a questão do acesso, pois não pode pagar por internet de ponta e não tem equipamentos de qualidade para assistir às aulas.”

De acordo com Oliveira, apenas 30% dos alunos inscritos participam das aulas on-line, segundo o controle do Cepv. “Há alunos que assistem às aulas gravadas nas plataformas on-line e que não acessam a plataforma Classroom, mas é um número impossível de a gente precisar, porque não temos acesso às plataformas”, admitiu.

Ela explicou que a consequência disso depende do nível das provas. “As provas devem estar adaptadas ao ensino público, que por dois anos letivos assistiu as aulas on-line e não presencial. A gente entende a relutância em fazer o vestibular e a prova do Enem. Uma coisa é conseguir passar na seleção, mas e depois? Como a pessoa se mantém no curso superior se teve defasagem de dois anos do conteúdo? Quem já fez faculdade sabe que nenhum curso de graduação é fácil, ainda que a concorrência seja baixa.”

Os portões abrem ao meio dia com fechamento às 13 horas. Neste domingo, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. A única prova subjetiva da avaliação será a redação. Ir bem na redação pode ser um diferencial, pois para participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o ProUni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não ter tirado zero na redação. No segundo dia (28), serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza.

Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante. É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e máscara. Somente será permitido que o participante tire a máscara no momento da identificação, antes de entrar na sala de prova, bem como para beber água e se alimentar. Não será permitido que o participante permaneça no local de prova sem documento de identificação válido e sem a máscara de proteção, tendo em vista que o uso da proteção facial, cobrindo nariz e boca, é obrigatório por todo o período em que o participante estiver no local de aplicação.

Nos dois dias de aplicação do Enem 2021, o participante deverá apresentar a via original de documento de identificação oficial com foto para entrar na sala de aplicação. O edital do exame especifica os documentos válidos para a identificação do participante no dia do exame, como cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados.

O participante impossibilitado de apresentar a via original do documento de identificação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e submeta-se à identificação especial, com coleta de informações pessoais. O mesmo procedimento é válido para o participante que apresentar documentação original danificada.

DICAS DE ÚLTIMA HORA

O coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Castilho, forneceu algumas dicas para quem for fazer a prova. “Acima de tudo é importante que tenha em mente que o descanso é essencial. De nada adianta correr agora para poder estudar conteúdos com os quais ele tenha dificuldade, porque não há tempo hábil mais para que ele possa se apropriar e ter aprendizagem disso aí. Vale a pena fazer um outro exercício dessa área que causou mais dificuldade, mas não se debruçar e gastar muito esforço para isso e ficar se debruçando em estudos desnecessários. Se ele tiver oportunidade de participar de alguns plantões de véspera ou de algumas ações que a escola promove é importante para que ele possa ter mais próximo na memória algum ponto que talvez possa vir a cair na prova, mas não é a salvação para isso tudo.”

Àqueles que farão a prova do Enem pela primeira vez, ele aconselha a irem até o local de prova antes do dia para aprender o caminho e para evitar imprevistos, inclusive aqueles que vão de ônibus ou vão com seus próprios carros. Também para evitar um possível atraso ele aconselha deixar tudo preparado antes: a caneta preta, as documentações, as fichas de inscrição. “Tudo isso ajuda muito no emocional, para não criar um estresse além daquele que já é natural de um momento de avaliação.” Mesmo no dia da prova ele orienta ir ao local com uma certa antecedência, até porque algumas restrições ainda pode ser que continuem ocorrendo, por conta da pandemia. “É importante que ele já entenda como vai ficar essa questão da distribuição das salas, então vale a pena se antecipar”, apontou.

Castilho reforçou que o Inep pede para que se evite levar alimentos. “A pessoa não pode se alimentar dentro da sala de aula. Caso seja necessário, eles até têm que sair de sala e tem toda uma questão de fiscais. Mas é importante que o candidato se alimente bem antes da prova, para evitar ter de se alimentar durante a prova. E se ele levar alguma coisa, que seja algo leve”, destacou.