Enem: 2ª etapa tem início tranquilo em Londrina
Candidatos respondem a questões de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (24)
PUBLICAÇÃO
domingo, 24 de janeiro de 2021
Candidatos respondem a questões de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (24)
Marcos Roman - Grupo Folha
Após diversas polêmicas ocorridas no primeiro dia de provas realizadas na semana passada, a segunda etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi tranquila em Londrina no início da tarde deste domingo (24). Nesta fase final, os candidatos responderam 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática durante a avaliação realizada entre 13h30 e 18h30. Conforme dados do Ministério da Educação (MEC), esta edição registrou uma taxa recorde de ausentes. Cerca de 2,8 milhões de participantes não compareceram aos locais das provas no último dia 17, índice que corresponde a 51,5% do total de inscritos.
Entre os estudantes entrevistados pela FOLHA neste domingo (24), pouco antes da prova aplicada em uma universidade da região sul da cidade, o clima era de otimismo. “Fui bem na primeira fase e estou confiante para esta segunda prova. Acho que vai ser tranquilo”, comentou o estudante Alex Gomes ao revelar que pretende fazer faculdade de Gastronomia. “Estudei bastante e espero conseguir um bom resultado. Meu sonho é cursar Relações Públicas”, relatou a candidata Isabelle Werner. “Espero alcançar uma nota suficiente para cursar Medicina. Me preparei o ano todo para esta prova e, por isso, estou esperançosa”, disse a estudante Camila Santos.
Além do grande número de estudantes ausentes devido à pandemia do novo coronavírus, no último domingo (17) vários participantes do Enem que já estavam nos locais das provas foram impedidos de realizar a avaliação. De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entidade responsável pela execução do exame, alguns estudantes foram barrados devido ao descumprimento do protocolo de segurança que estabelecia que as salas de aula deveriam ter ocupação máxima de até 50% da capacidade total. A medida foi tomada para manter o distanciamento social.
O problema foi registrado em 11 locais de provas de Florianópolis, Curitiba, Londrina, Pelotas, Canoas e Caxias do Sul. Em Londrina, o excesso de candidatos em salas de aula afetou 22 inscritos que fariam o Enem no Colégio Barão do Rio Branco. Outros candidatos enfrentaram o mesmo problema na Unopar Catuaí. O Inep informou que os estudantes barrados na semana passada deverão solicitar a reaplicação das provas entre 25 e 29 de janeiro, pelo site enem.inep.gov.br/participante.
Candidatos londrinenses relatam grande número de ausentes
O número recorde de 51,5% de candidatos ausentes registrados na primeira etapa do Enem 2020 em todo o país deve ficar ainda maior quando forem computadas as faltas no segundo dia das provas aplicadas na tarde deste domingo (24). Candidatos londrinenses que realizaram a avaliação no Colégio Estadual Hugo Simas (região central) relataram que houve uma grande queda no número de participantes em relação a semana passada. “No domingo passado havia cerca de 20 pessoas na sala onde fiz a prova. Hoje tinha apenas umas dez”, observou o estudante Mateus Catalini. “Teve muita gente que desistiu. Acho que na minha sala apenas metade das pessoas que estavam na primeira prova voltou hoje”, afirmou Eke Tadashi. Apesar de ter ficado esperançosa na primeira fase do exame, a candidata Bianca Macedo estava desanimada com seu desempenho nesta segunda etapa das provas. “As questões de matemática sempre são difíceis. Espero que eu consiga uma boa pontuação para poder cursar Educação Física, que é o meu objetivo”, ressaltou.