Tasso Marcelo/Agência Estado
(Não é permitida a reprodução total ou parcial desta foto dentro ou fora do Brasil)
Mais empenhoDelegações de 20 países participam do encontro, aberto por Ruth CardosoPara a primeira-dama Ruth Cardoso não há uma relação direta entre pobreza e delinquência juvenil. A afirmação foi feita ontem, pela primeira-dama, no primeiro dia do Encontro Internacional sobre Juventude, Educação e Emprego na Iberoamérica, que termina amanhã no Hotel Glória, na zona sul do Rio. ‘‘Existe um grande número de pessoas pobres e, comparativamente, poucos delinquentes’’, explicou dona Ruth, para quem estabelecer essa ligação seria desrespeitar os jovens de baixa renda que ‘‘fazem um esforço enorme’’ para trabalhar e não se tornarem criminosos.
Segundo a primeira-dama, a delinquência ‘‘é fruto da incapacidade de absorção pelo mercado’’ dos jovens em idade de trabalhar. Ela reconheceu que a faixa etária tem maior dificuldade do que os adultos em conseguir emprego. Em entrevista depois da abertura do evento, dona Ruth alertou que a capacitação técnica diminuiu de importância e o peso da ‘‘educação humanística’’ cresceu em importância para o jovem conseguir emprego atualmente.
Na abertura do evento, a primeira-dama explicou às delegações de 20 países que compareceram ao encontro o programa Capacitação Solidária, organizado pelo Comunidade Solidária para ensinar ofícios a jovens de comunidades de baixa renda. ‘‘O emprego industrial desaparece, mas há novos empregos que podemos explorar’’, disse em seu discurso.
Atualmente, o programa atende a cinco mil adolescentes, distribuídos entre 155 programas mantidos por 146 organizações não-governamentais. O orçamento de R$ 6 milhões do programa foi doado por empresas privadas. Os jovens recebem desde treinamento para trabalhar como cabeleireiros a cursos de informática, a maior demanda, segundo dona Ruth. ‘‘Esperamos que esses cursos não sejam necessários em pouco tempo’’, declarou a primeira-dama, para ressaltar o caráter de emergência da capacitação.

mockup