Encontro do FMI começa tranquilo em Washington
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de abril de 2000
Por Rita Tavares, enviada especial 
Washington, 12 (AE) - A reunião conjunta do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial começou nesta manhã com tranquilidade, apesar da ameaça de manifestações, que prometem reunir 10 mil pessoas neste fim-de-semana na capital americana, contra a globalização e as políticas das instituições para países pobres. Ontem, véspera do encontro, pequenas e pacíficas demonstrações ocorreram na cidade, sem causar o menor distúrbio à cidade.
Entre as medidas de segurança das autoridades, foram interditadas as ruas de acesso aos prédios, que ficam lado lado, cada um ocupando um quarteirão. Linhas de ônibus foram desviadas da região e 69 caixas postais da área foram retiradas para evitar a possível colocação de bombas.
Nesta manhã, não há manifestantes perto dos bloqueios formados por policiais na entrada dos prédios. Os funcionários das instituições e jornalistas precisam mostrar credenciais para terem acesso ao encontro. As autoridades, por recomendação da equipe de segurança, não poderão chegar aos prédios, usando carros, como nos anos anteriores. Precisarão deslocar-se a bordo de ônibus especiais que sairão dos hotéis aonde a maioria se hospeda.


