Encontrado corpo de um dos quatro desaparecidos
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 19 de maio de 2003
Agência Estado 
Porto Alegre - A morte de João Marcos Godois, de 12 anos, deixou mais apreensivos os 30 mil habitantes de Soledade (RS), a 208 quilômetros de Porto Alegre. Ele era uma das quatro crianças que desapareceram da cidade em 35 dias. O corpo foi encontrado ao anoitecer de domingo, dentro de um riacho, a oito quilômetros do local onde havia sido visto pela última vez.
O temor da comunidade é de que os outros três meninos tenham tido o mesmo destino. A confirmação de uma morte trouxe à tona as versões de que as crianças teriam sido vítimas de ladrões de órgãos ou de maníacos. A delegada Ivone Cataneo Guimarães não acredita que o sumiço de João Marcos esteja relacionado com os outros casos.
Há indícios de que os outros três meninos, que se conheciam, tenham fugido de suas casas ou tenham sido aliciados para pedir esmolas em Porto Alegre. Crianças de rua da capital já disseram a policiais que viram meninos com sotaque do interior perambulando pelo centro. ''A esperança é de que eles estejam vivos'', disse a delegada.
O mistério começou no dia 28 de março, quando Cassiano da Rocha, de 9 anos, aluno da Apae e com problemas de dicção, desapareceu. Três dias depois, Jeferson Cristiano Jora Garcia, de 11 anos, saiu para brincar na praça central de Soledade e não voltou para casa. No dia 19 de abril, Douglas de Oliveira Haas, de 10 anos, foi visto pela última vez no bairro Expedicionário.
João Marcos, enterrado ontem, estava sumido desde 1º de maio. Policiais não souberam precisar há quantos dias ele estava morto, mas perceberam hematomas no pescoço da criança. O resultado da necropsia sai hoje.


