Uma das celebrações mais importantes para os cristãos, a Sexta-Feira Santa atraiu centenas de pessoas à Catedral Metropolitana de Londrina neste feriado (29). Durante todo o dia, a Arquidiocese de Londrina preparou uma programação para convidar os fiéis a se colocarem em oração e a fazerem uma reflexão sobre o significado da data nos dias atuais.

Participar das celebrações da Sexta-Feira da Paixão faz parte das práticas de muitos fieis de Londrina
Participar das celebrações da Sexta-Feira da Paixão faz parte das práticas de muitos fieis de Londrina | Foto: Ricardo Mota/Divulação

Em uma época em que a humanidade vivencia duas guerras, a Igreja Católica lembra da urgência de se pregar o amor e de se espelhar nos ensinamentos deixados por Jesus Cristo na tentativa de construir um mundo mais harmônico onde a violência dá lugar à paz e à união entre os povos.

O dia na Catedral começou com a tradicional vigília, que se estendeu até as 13 horas. Pela manhã, o ponto alto foi a encenação das 14 estações da Via Sacra, que emocionou o público. Para os fiéis que assistiram à representação do trajeto percorrido por Jesus Cristo carregando a cruz, do Pretório até o Calvário, as cenas da Paixão de Cristo evocam dor, mas também um profundo sentimento de gratidão. “O dia de hoje significa todo o amor de Deus conosco. Para deixar o seu filho morrer em uma cruz pelos nossos pecados, tem que ter muito amor”, disse Maria Carla de Souza.

Sexta-Feira Santa atraiu centenas de pessoas à Catedral Metropolitana de Londrina
Sexta-Feira Santa atraiu centenas de pessoas à Catedral Metropolitana de Londrina | Foto: Ricardo Mota/Divulação

Participar das celebrações da Sexta-Feira da Paixão faz parte das práticas que cultiva dentro de sua fé e especialmente nesta data, conta Souza, ela busca nas atitudes de Maria, mãe de Jesus, o conforto para uma experiência pessoal dolorosa. “Sempre me emociono muito. É muito triste. A gente que é mãe, que já perdeu um filho, ao ver o sofrimento de Maria parece que volta toda a dor, repassa todo o sofrimento. Encontro conforto porque sei que para nós, assim como para ela, o sofrimento é passageiro.”

Para os católicos, a Páscoa representa o ponto central da fé
Para os católicos, a Páscoa representa o ponto central da fé | Foto: Ricardo Mota/Divulação

“Viver a Sexta-Feira Santa é voltar às origens, voltar ao nosso Deus, viver o nosso Deus outra vez. A nossa vida é a morte de Cristo e a mensagem que a gente tira desse dia é que Jesus morreu para dar a vida a nós. A Via Sacra, para mim, é a renovação, é viver de volta todo o amor de Cristo”, definiu Antonieta Labengalini.

Pároco da Catedral Metropolitana de Londrina, Joel Ribeiro Medeiros explicou que esse período, para os católicos, é fundamental por representar o ponto central da fé cristã. “É onde Jesus entrega por nós a sua vida. Hoje, celebramos essa entrega que vai ter um sentido de fato profundo quando vamos celebrar a ressurreição. Sem ressurreição, não têm sentido a vida e a cruz.”

Celebração da Paixão de Cristo na Catedral de Londrina
Celebração da Paixão de Cristo na Catedral de Londrina | Foto: Ricardo Mota/Divulação

Nos dias atuais, lembrou o pároco, a cruz simboliza aqueles que sofrem por enfrentar experiências de dor. Em um momento em que o mundo enfrenta duas guerras, no Leste Europeu e no Oriente Médio, com tantas vidas ceifadas, é preciso reforçar a fé no amor profundo de Deus. “Como compreender uma guerra, um conflito, as mortes? Penso que já era para termos superado isso. São praticamente três milênios que a gente espalha ao mundo inteiro a importância de viver o amor. A gente vai se fechando e mesmo que a gente olhe todas essas questões, se não abrir o coração, (a Paixão de Cristo) pode ser apenas uma encenação.”

A programação da Sexta-Feira Santa na Catedral Metropolitana de Londrina continua durante a tarde. Às 14h30, será rezado o Terço da Misericórdia e às 15 horas, acontece a Celebração da Adoração da Cruz, seguida de uma procissão com a imagem do Senhor Morto, nas ruas do entorno da Catedral.