O percurso Londrina-Wenceslau Braz, operado pela Expresso Joia, passou por readequações em razão da pandemia da Covid-19. Quem sai de Londrina com destino ao município do Norte Pioneiro só tem um horário disponível, dois dias na semana. De segunda e sexta-feira, com saída do Terminal Rodoviário de Londrina às 17 horas e chegada ao destino às 22h15.

O transporte rodoviário intermunicipal é feito por meio de concessão e a Agepar é quem regula o serviço no Estado
O transporte rodoviário intermunicipal é feito por meio de concessão e a Agepar é quem regula o serviço no Estado | Foto: Gustavo Carneiro

A viagem de retorno para Londrina também só é possível em dois dias da semana, em um único horário. De segunda e de sexta-feira, às 6 horas, com chegada prevista às 11h20.

Fora desses dias e horários, a única alternativa é a linha coberta pela empresa Princesa do Norte que sai de Londrina às 17 horas, passa por Santo Antônio da Platina e chega a Wenceslau Braz às 22h15. Para o trajeto inverso operado pela mesma empresa, também passando por Santo Antônio da Platina, as saídas são diárias, às 13 horas, e às quartas-feiras há um horário a mais, saindo às 9 horas de Wenceslau Braz e chegando a Londrina às 16h30. Além de mais demorada, a rota alternativa também é mais cara, com uma diferença de R$ 30 no valor da passagem.

CONCESSÃO

O transporte rodoviário intermunicipal é feito por meio de concessão e a Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) é quem regula o serviço no Estado, mas segundo a assessoria de imprensa do órgão, a questão operacional é acompanhada pelo DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná).

Segundo o DER-PR, desde o início da pandemia, em março de 2020, em decorrência da queda brusca no movimento de passageiros transportados, as empresas operadoras de linhas intermunicipais foram autorizadas a alterar horários e diminuir a frequência de viagens até que a demanda de passageiros volte a sustentar os custos operacionais e não inviabilize a linha. Enquanto isso, informou o órgão estatal, as empresas têm ajustado as operações conforme a procura.

Esse ajuste tem o objetivo de manter o máximo de linhas possíveis em operação, mesmo que com capacidade menor, evitando que as empresas desistam de operar linhas ou aumentem as tarifas, disse o DER-PR. O órgão estatal chegou a registrar uma redução de 70% dos serviços rodoviários em relação ao que era registrado antes da pandemia.

A redução de horários dificultou a vida dos usuários, que além da restrição de opções na hora de viajar, também reclamam da superlotação. “Trabalho com vendas. Compro produtos para revender. Antes, eu viajava umas três vezes por semana para Londrina. Agora, está bem difícil, com essa redução”, disse o vendedor Denilson Inocêncio de Souza, morador de Wenceslau Braz. "Sem contar a lotação. Viaja gente em pé, aglomerando. Quando vem de Wenceslau, até chegar em Ibaiti, é muito lotado. Podiam pensar em colocar pelo menos mais uma linha durante a semana. Não ficava concentrado demais."

REDUÇÃO

O DER-PR não informou quais linhas tiveram redução de dias e horários. No site do órgão, é possível consultar apenas os trechos que deixaram de ser operados em 2020 e em 2021 por meio da publicação de avisos convocando empresas interessadas em oferecer o serviço em caráter provisório até que ocorra nova licitação. Em 2020, foram 20 avisos sobre trechos cancelados, sendo três nas regiões Norte e Norte Pioneiro. As linhas Tamarana-Lerroville, Bandeirantes-Itambaracá e Bela Vista do Paraíso-Porecatu eram cobertas pela mesma empresa, que desistiu do serviço.

Em 2021, até o momento, o site do DER-PR lista cinco cancelamentos, nenhum na região de Londrina.(Colaborou Celso Felizardo)

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