"Aqui é realmente uma Angra Doce, mas pouco explorada e pouco conhecida. Acho que agora a tendência é crescer bastante, virar alguma coisa do porte de Bonito (MT), Brotas (SP). Tem todo o potencial para isso", estimou Sidney Oliveira. Gerente do Tayayá Aquapark Hotel e Resort, Oliveira considerou a publicação do decreto de interesse turístico como algo "espetacular" para Ribeirão Claro e toda a região. De acordo com ele, o empreendimento, lançado há mais de 11 anos é responsável por gerar 250 empregos diretos e há dois alcançou a marca de 232 acomodações, o que demonstra a vocação da região para o turismo e o interesse econômico de empresários e empreendedores.

Oliveira avaliou que a principal expectativa agora é que se concretizem as promessas de investimentos em infraestrutura aeroportuária, atendimento hospitalar e segurança. "A população e a região toda vêm a ganhar com isso. É muito potencial. A área da represa tem mais de 400 quilômetros de lâmina d'água, mas poucas embarcações estão chegando. Algumas marinas estão se abrindo. A própria cidade precisa investir e nem sempre consegue", avaliou.

Quem também gostou da notícia foi o empresário Sérgio Ancelmo Sasdelli, proprietário do Recanto da Cascata. "Ah, eu recebi a cópia da lei, estão de parabéns", orgulhou-se. Na região há 16 anos, Sasdelli ressaltou que, recentemente, tem recebido de 400 a 500 turistas por dia nos finais de semana de sol e calor. E não é de se estranhar. A propriedade, localizada a cinco quilômetros de Ribeirão Claro, possui um restaurante na queda de uma cachoeira. "Visual e clima para se deliciar o famoso filé de tilápia à parmegiana, especialidade da casa", contou.

Questionado de onde vêm tantos turistas, o empresário revelou que os provenientes do estado de São Paulo já superam os do Paraná. "São de 60% a 40%." "Pela proximidade, vêm de Bauru, Ourinhos, Marília, mas de Londrina também. Se aumentar o fluxo de gente vai ter que ter mais hotéis, melhorias no hospital, pessoal do comércio para ficar posto de gasolina aberto dia e noite para o pessoal que vier tenha respaldo. Na entrada da cidade tinha que ter um local de informações turísticas funcionando no fim de semana também", cobrou.

Turistas que visitarem a região com mais tempo podem aproveitar para conhecer pelo menos outras duas cascatas com mais de 30 metros de queda.

Outro famoso paraíso natural da região é o Morro do Gavião, uma reserva perfeita para quem quer se aventurar em esportes como rapel e montanhismo ou apenas acampar. Para isso é só adentrar a Fazenda São João, propriedade particular localizada a oito quilômetros de Ribeirão Claro.