Emprego registra alta de 0,29% no setor de construção
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de janeiro de 2000
por Regina Silva 
São Paulo, 26 (AE) - O nível de emprego na construção civil no Estado de São Paulo caiu 0,51% em dezembro de 1999 em relação a novembro. O número de trabalhadores em atividade no setor era de cerca de 423.600 no final do ano passado. No acumulado de 1999 o índice de emprego na construção civil ficou positivo. Foram criadas 1.200 vagas - o que revela um crescimento de 0,29% em relação às 422.400 existentes no mesmo período de 1998.
O levantamento do setor de Economia do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) mostra que o nível de emprego teve queda no primeiro semestre de 1999. Já no segundo, o setor recuperou-se. Os segmentos da construção civil que mais empregaram foram os de obras de infra-estrutura seguido pelo de construção residencial.
Para o presidente da entidade, Sérgio Porto, a expectativa é de prosseguimento na elevação do emprego no setor, decorrente do esperado aumento no volume de obras em 2000. Puxadas pelas privatizações e concessões, as obras de infra-estrutura deverão prosseguir, especialmente nas áreas de construção ou duplicação de estradas, telecomunicações e saneamento ambiental.
A expectativa da queda dos juros deverá favorecer os financiamentos destinados à construção residencial e "puxar" o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), segundo Porto. "O governo estuda a ampliação do Sistema Financeiro da Habitação (SFH)", acrescenta o presidente. Para Porto, o aumento dos investimentos na produção, decorrente do ingresso de maior volume de investimentos estrangeiros e da substituição de importações, favorecerá a expansão da construção industrial e comercial. Ainda segundo ele, as eleições municipais devem ampliar a demanda por obras públicas, especialmente no setor de habitação popular.


