Nova York, 06 (AE) - O edifício Empire State vai trocar nesta terça-feira as luzes nas cores vermelho e azul da bandeira americana, pelo verde-e-amarelo, em homenagem à Independência do Brasil. É a primeira vez que isto acontece.
Em noites de boa visibilidade, o conjunto de luzes no topo do edifício pode ser visto também nos estados de New Jersey, Connecticut e em parte do de Massachusetts.
As luzes do Empire State só ganham cores em ocasiões especiais - hoje, estavam com as americanas por causa do feriado nacional do Labor Day (Dia do Trabalho). A última vez notável foi na morte da princesa Diana, numa homenagem à Inglaterra. Uma orquestra de câmara vai tocar música erudita brasileira no momento em que as luzes forem acesas, às 19 horas.
O Empire State é um dos monumentos nacionais. Está protegido com o mesmo grau de segurança que a Suprema Corte e o World Trade Center. O prédio de 102 andares tem a forma de um lápis, intencionalmente.
Iniciado em 1930, foi concluído em apenas um ano e 45 dias - enquanto o Tribunal do Trabalho de São Paulo começou em 1993 e ainda está naquele rolo. Mais: a estrutura do edifício foi inovadora em muitos aspectos técnicos. Durante sua construção, 14 operários morreram, todos lembrados em placas e homenagens.
O topo do edifício ancorava dirigíveis, mas depois da tragédia de uma nave alemã que se incendiou, nunca mais os recebeu. Ele resistiu ao choque acidental, no 79º andar, de um avião bombardeiro, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, em dia de semana, o ES abriga 20 mil pessoas, recebendo quase o mesmo número de turistas.

mockup