Rio, 30 (AE) - A Embratel, operadora de longa distância nacional e internacional, passou a emitir contas de telefone separadas em janeiro e, com isso, tornou-se o novo alvo de reclamações dos consumidores.
Durante todo o ano de 1999, o Procon do Rio havia registrado 39 consultas sobre a Embratel, a maioria pedidos de esclarecimento. Mas, apenas nos três primeiros meses deste ano, o número de reclamações saltou para 45 - e 85% delas são pedidos de revisão de cobranças indevidas.
As queixas contra a Embratel ainda não chegam aos patamares da Telemar, a operadora local do Rio e mais 15 Estados
que foi alvo de mais de 2.100 reclamações este ano. Mas estão crescendo. A diretoria da Embratel não foi localizada para comentar o assunto.
Até janeiro, as ligações interurbanas e internacionais completadas pela Embratel eram cobradas na mesma fatura da operadora local. Por isso, o consumidor tendia a pensar que o problema era da companhia telefônica de seu Estado. Agora que as contas são independentes, os usuários passaram a perceber a Embratel como prestadora de serviços, e a reclamar dela.
O coordenador do Procon do Rio, átila Nunes Neto, lembra
no entanto, que o fato de tais queixas terem sido transferidas, no caso do Rio, da Telemar para a Embratel, não fez cair o número de reclamações contra a companhia local. Este ano, a Telemar continua acima do patamar de 30% do número total de registros no Procon do Estado, como foi em 1999 e em 1998.