Dois paranaenses foram selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores, iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos que dá a oportunidade a 50 jovens da rede pública do ensino médio de viajar por três semanas aos EUA com todas as despesas pagas. Os nomes dos escolhidos, Ana Laura Becker Zierhut, de Guarapuava, e Gabriel Vinicius Silva Vieira de Souza, de Londrina, foram divulgados no final de outubro, como integrantes do grupo que embarca em janeiro.
Uma das exigências no processo seletivo era que os inscritos já desenvolvessem algum trabalho voluntário em suas comunidades, além de ter atitudes positivas e falar inglês. O londrinense Gabriel de Souza, por exemplo, foi responsável pela criação de uma monitoria na Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada no Jardim Petrópolis (zona sul).
A história do voluntariado de Gabriel começou quando ele percebeu as dificuldades que os alunos têm em química. "Me disponibilizei para revisar o conteúdo no período vespertino. Percebi que os alunos demonstraram interesse e fui expandindo para outras disciplinas", revela o estudante.
Depois de passar pelo programa, o plano de Gabriel é fazer curso superior de Física e se especializar em Física Quântica. "A graduação pretendo fazer no Brasil e a pós-graduação quero fazer lá fora", projeta.

Presença oficial de uma nação instalada no território de outra nação, cujo dever é proteger os interesses do país que representa

Conjunto de ações de interesse social e comunitário feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional