Embaixada dos EUA faz mutirão para dar visto
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Folhapress 
São Paulo - A Embaixada dos Estados Unidos fará até sexta-feira um mutirão de entrevistas para emissão de vistos para 630 universitários brasileiros. Os estudantes foram selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, e viajam para os EUA em janeiro para estudos nas áreas tecnológicas do setor industrial.
Os estudantes fazem parte da primeira turma de bolsistas que vão estudar nas universidades norte-americanas, em 2012, de um total de 1,5 mil beneficiários. Mais 3 mil bolsistas devem ser selecionados no próximo ano. Um ano da graduação dos escolhidos será cursado no exterior.
Segundo o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, a parceria com os americanos foi possível devido ao alto nível de conhecimento do estudantes. ''Temos um processo muito seletivo para escolher os melhores alunos. Os Estados Unidos abraçaram essa causa porque os nossos jovens que vão para lá estudar são garantia de sucesso. Podemos ter futuros prêmios Nobel nessas turmas''.
O projeto prioriza estudantes de engenharia, física, química, computação, biotecnologia, energias renováveis e outros setores que demandam mão de obra altamente qualificada. Também pretende atrair especialistas estrangeiros para morar no Brasil.
No Ciência sem Fronteiras, lançado em julho, 75% das vagas oferecidas serão financiadas pelo governo, o restante deve ser custeado pela iniciativa privada. O investimento do governo federal será R$ 3,1 bilhões. O programa promete viabilizar 100 mil bolsas de estudo até 2015.


