Imagem ilustrativa da imagem Em 'volta para casa', Ministro da Educação inaugura novo bloco da UTFPR
| Foto: Gina Mardones


O ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez visitou Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, para inaugurar o Bloco S da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), na manhã de sexta-feira (25). "É uma satisfação enorme vir aqui. Sou pé-vermelho e mais da metade do meu secretariado também é. Estou voltando para casa. Nosso foco é cuidar dos municípios. Dou muita importância ao ensino tecnológico, que está diretamente ligado à produção", afirmou o ministro em sua primeira visita a uma universidade no País.

Colombiano, naturalizado brasileiro, o chefe do Ministério da Educação é morador de Londrina, onde começou sua carreira acadêmica no País, como professor do departamento de Filosofia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), na década de 1980. Atualmente é aposentado da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em Minas Gerais. "Me naturalizei em 1997, mas jamais me senti um estrangeiro. O Brasil é feito por imigrantes, de todas as raças, todas as cores. Vale à pena ser brasileiro", disse o ministro para a plateia.

Com sua experiência nas universidades brasileiras, Vélez Rodriguez afirmou ter aprendido que o principal problema é a gestão. O ministro afirmou que é necessário que os servidores cumpram aquilo que está acordado no contrato de trabalho. "Sou um funcionário público e defendo a categoria, mas precisamos fazer cumprir o que está definido na Constituição e são as reais necessidades públicas", criticou. Entre os presentes, havia três alunos segurando cartazes com críticas ao governo. Sem responder diretamente a eles, o ministro afirmou que é necessário ouvir e ler os protestos dos alunos e compreender o que necessitam. "Acredito na busca do cidadão e por isso, tenho como meta trabalhar com os municípios e entender o que as escolas precisam no plano municipal e estadual".

O novo prédio construído na UTFPR ocupa uma área de 3.993 metros quadrados e tem cinco pavimentos. O espaço irá abrigar laboratórios e salas de apoio pedagógico e de reuniões, além de espaço para a coordenação. Foram investidos no projeto mais de R$ 8,2 milhões de reais de verbas federais. Serão atendidos cursos de engenharia elétrica, eletrônica e controle e automação. Outros dois edifícios estão planejados para a ampliação da instituição. "Há 20 anos, num raio de 70 quilômetros só tínhamos o Cefet. Agora, construímos a maior rede de escolas do estado do Paraná, com a UTFPR, o Instituto Federal do Paraná, o Senac e o campus da UFPR, em Jandaia do Sul", ressaltou o deputado federal Alex Canziani (PTB).