O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), esteve em Rolândia (RML) na tarde desta quinta-feira (30), para entregar duas unidades do projeto "Meu Campinho", proposta que foi elaborada por ele enquanto ocupava o cargo de deputado estadual. Ao lado do prefeito Aílton Maistro (PSL), o governador também anunciou a liberação de R$ 1,7 milhão para a retomada da construção de um Centro Municipal de Educação Infantil em Rolândia.

"Hoje, um dos grandes problemas das cidades é não terem áreas de lazer para os jovens", lamentou o governador. "Pensamos isso há alguns anos e, quando assumimos o governo, demos uma 'turbinada' no projeto para justamente criar espaços de lazer para jovens e crianças não ficarem na rua fazendo 'coisa errada' e poderem ter uma prática esportiva e, no final de semana, ter um ambiente para a família poder estar", disse à FOLHA.

Imagem ilustrativa da imagem Em Rolândia, governador do Paraná entrega quadras esportivas e anuncia investimentos

A estrutura de lazer onde a cerimônia foi realizada foi construída na avenida Adelaide Farina, no Jardim Morumbi. O bairro foi entregue há quase 30 anos e, além de não contar com equipamentos de lazer, também convive com a insegurança, afirmaram moradoras.

Agora, eles poderão contar com uma quadra de futebol com grama sintética e iluminação em LED. No mesmo local, uma quadra de areia voltada para a diversão de crianças pequenas ou a prática de esportes de praia, e um playground também foram construídos.

Moradora há 27 anos no local, a aposentada Maria Aparecida de Araújo Evangelista assistiu à cerimônia da porta de sua casa. Ela contou que os netos e os bisnetos aprovaram, especialmente porque o local era abandonado e servia como depósito de lixo.

Imagem ilustrativa da imagem Em Rolândia, governador do Paraná entrega quadras esportivas e anuncia investimentos
| Foto: Vitor Struck/Grupo FOLHA

"Era lixo, um descaso danado. Ficou mais de 20 anos assim. Foi uma coisa boa o que fizeram ai. Só colocar uns banquinhos para o pessoal sentar à noite. Espero que traga segurança", disse.

A outra unidade do projeto instalada em Rolândia fica no Jardim Roland Garden. Ao todo, foram investidos R$ 527,9 mil nos dois equipamentos para a cidade.

Na ocasião, Ratinho Junior lembrou que a ideia para o projeto nasceu após uma visita à Alemanha, país onde 1.200 quadras esportivas voltadas para a inclusão social foram construídas.

O programa é executado pelas prefeituras com recursos da Sedu (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas) E operação do Paranacidade (Serviço Social Autônomo). Conforme o Governo do Paraná, 180 quadras do projeto Meu Campinho já foram construídas, em 140 municípios do estado.

ARAPONGAS

Pela manhã, as equipes do Poder Executivo estadual e Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) estiveram no aeroporto municipal de Arapongas para a incorporação da região Norte do estado no programa Voe Paraná.

Operados pela Aerosul, os voos sairão sempre às segundas-feiras de Arapongas, retornando do Aeroporto Internacional Afonso Pena às sextas. Nos dois percursos há sempre uma escala em Apucarana. Desta forma, o tempo total de deslocamento, nas aeronaves Cessna C208 com capacidade para até nove passageiros, é estimado em até duas horas.

Voltado para o desenvolvimento da aviação regional, o Voe Paraná só não alçou voos ainda mais altos por conta da pandemia. O programa foi lançado em 2019 através de uma parceria com a Gol e a Two Flex, que criaram voos que partiam da Região Metropolitana de Curitiba para Guaíra, Paranaguá, Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí, Arapongas, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, União da Vitória e Telêmaco Borba. Ao todo, 2,7 mil passageiros foram transportados até o programa ser descontinuado em 2020, após o desembarque da Covid-19 no estado.

A agenda do governador em Arapongas também incluiu o lançamento do Residencial Bem Viver, parceria entre o Governo do Paraná, Caixa Econômica Federal e a Construtora Pacaembu. Ao todo, 683 casas deverão ser construídas. O evento também contou com o lançamento da licitação para a construção do condomínio para idosos, que contará com 40 moradias esclusivas para pessoas com mais de 60 anos.

LONDRINA

A visita do governador a Londrina nesta quinta-feira ainda contava com a participação na cerimônia de Celebração do Jubileu de Ouro do HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.