A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (2) em Maringá (Noroeste) um jovem suspeito de arquitetar atos terroristas. A prisão temporária atende um mandado expedido pela Justiça Federal da cidade. Agentes também apreenderam armas falsas, chamadas de simulacro, e uma espingarda calibre 32 na casa do rapaz, que não teve a idade divulgada.

A PF não deu entrevista coletiva e só se manifestou por meio de nota. De acordo com o comunicado enviado à imprensa, o suspeito recrutava internautas depois que "passou a assumir uma visão religiosa extremista e violenta, com potencial para provocar atos definidos em lei como terrorismo".

Imagem ilustrativa da imagem Em Maringá, Polícia Federal prende jovem que planejava atos terroristas
| Foto: Roberto Custódio - 15/11/20

Segundo as investigações, o rapaz mantinha contato com radicais islâmicos em outros países e não escondia o desejo "de viajar para outros lugares, como Iraque, e incorporar-se a organizações terroristas".

Esse objetivo, conforme a PF, ficou claro em vídeos que o jovem produziu e colocou na internet. Nas gravações, ele exibia "armas, munição, rádio-comunicador, notas de dólares americanos" e manifestava "o desejo de executar mortes de inocentes em uma ação suicida".

A Polícia Federal informou que o rapaz tem diversos antecedentes criminais por posse de entorpecente, homicídio qualificado e condenação por posse irregular de arma de fogo e outra por tentativa de roubo. Se for condenado pelo crime de terrorismo, pode pegar uma pena de até 30 anos de prisão.

(com informações da assessoria de imprensa da Polícia Federal)