A típica manhã de frio do inverno curitibano não desanimou as milhares de pessoas que compareceram à Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico da capital paranaense, para assistirem ao desfile de 7 de setembro. Entre estudantes de escolas estaduais e municipais, associações e representantes das Forças Armadas e de segurança, cerca de 5 mil de pessoas marcharam no desfile, que também contou com a apresentação de carros históricos, veículos e equipamentos militares e das forças policiais.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, que representou o Governo do Paraná, as comemorações em alusão à Independência do Brasil, ocorrida há exatos 201 anos, são uma forma de reafirmar o espírito cívico e o amor pela Pátria.

“É um momento de alegria no nosso País. Tivemos uma adesão muito grande das escolas e das famílias, com ônibus da Região Metropolitana vindo para cá, o que fez com que a festa ficasse muito bonita e à altura do que o 7 de setembro representa”, afirmou.

“Temos aqui os comandantes das forças de segurança representando o Poder Público, além dos integrantes e veteranos das polícias do Estado, bombeiros, da Guarda Municipal e do Exército nesta grande celebração”, concluiu o secretário da Segurança Pública do Paraná.

As atividades começaram às 8 horas com a tradicional revista das tropas, feita primeiramente pelo comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, general de Brigada Ricardo Santos Taranto, e depois pelo comandante da 5ª Divisão de Exército, general de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes.

De acordo com o comandante, as comemorações da Independência do País são um momento oportuno para aproximar as forças de segurança do restante da sociedade brasileira. “Foi um desfile cívico e militar com a participação de mais de três mil militares, 300 veículos, representantes das forças de paz, veículos antigos da Segunda Guerra Mundial e de muitos grupamentos diferentes”, disse.

“O Exército sempre esteve muito próximo da população, e a presença do público, em especial de muitas crianças, sempre nos estimula e nos anima”, acrescentou Nunes.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)