Mais de 250 bispos do Brasil estão reunidos em Aparecida (SP) para 60ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O evento, que começou na quarta-feira (19), se estende até o próximo dia 28.

Dom Geremias, Arcebispo de Londrina, discursa na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida
Dom Geremias, Arcebispo de Londrina, discursa na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida | Foto: Victória Holzbach

Arcebispo da Arquidiocese de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, ressaltou que a CNBB tem discutido pontos importantes da realidade brasileira do ponto de vista social e econômico e que impactam na dimensão eclesial da igreja.

"Precisamos entender quais os ventos que estão soprando na questão socioeconômica e os grandes movimentos que acontecem no país. Temos uma polarização clara no Brasil e a igreja precisa buscar a reconciliação do povo, que está dividido", apontou.

Dom Geremias Steinmetz chama a atenção também para os desafios enfrentados pela igreja em relação as doutrinas da fé. O Arcebispo lembra que a CNBB tem uma comissão que procura apresentar e refletir os grandes problemas da sociedade e a incidência disso sobre a fé.

"A cultura urbana hoje valoriza muito a individualidade, que é positiva, porém tantas vezes na religião resvala para o individualismo. Muitas pessoas hoje não participam de nenhuma igreja e essa descrença representa a falta da presença de Deus na vida das pessoas", afirmou. "Entre os jovens, por exemplo, temos a geração "nem-nem". Nem estuda, nem trabalha, não participa da vida em comunidade".

Para o arcebispo de Londrina, no entanto, a igreja tem respondido a estes desafios com uma verdadeira retomada na iniciação da vida cristã, seja com crianças, adolescentes, jovens e adultos. "As pessoas procuram a igreja, o batismo, querem conhecer os sacramentos, como o matrimônio. Após a pandemia, pouco a pouco as celebrações e a participação da comunidade estão voltando ao normal, com as pessoas procurando os ministérios. É tempo de fato de retomar tudo isso".

Os bispos presentes na Assembleia vão eleger até o fim da próxima semana a nova presidência da CNBB e já aprovaram o novo estatuto e o novo regimento interno da Conferência.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link