Eleição para OAB-PR terá chapa única
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de novembro de 2000
Guilherme Vieira De Curitiba Especial para a Folha 
Antes mesmo de qualquer movimentação política, a eleição para a sucessão de Edgard Cavalcanti de Albuquerque na presidência da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) já tem um nome vencedor: o do atual secretário-geral José Hipólito Xaxier da Silva, integrante da chapa XI de Agosto. O motivo do resultado precoce foi a articulação do grupo que dirige a entidade, que permitiu a apresentação de chapa única à sucessão de Albuquerque.
Para o atual presidente, esse fato anômalo representa a pacificação do Estado politicamente. A avaliação de Cavalcanti de Albuquerque é que a atual administração conseguiu receber o apoio de outras correntes políticas, devido ao seu modo de conduzir a Ordem. Há 18 anos que isso não ocorria, por isso saio gratificado, diz.
Entretanto, para o atual presidente da subseção da OAB de Curitiba e Região Metropolitana, Nataniel Ricci, - um dos líderes do grupo de oposição OAB Independente - a falta de maior debate nessas eleições representa prejuízo ao processo democrático. Ricci destaca que não se lançou candidato por razões profissionais.
Ele elogiou a capacidade de articulação dos integrantes da administração atual, mas caracterizou como lamentável a falta de disputa no processo sucessório. Trabalhar por uma chapa única é trabalhar contra o processo democrático. A sociedade esperava isso (o debate) da OAB, afirma.
Albuquerque rebate as críticas de Ricci, afirmando que a necessidade dos advogados unirem forças para encaminhar as suas propostas justificam a proposição da chapa única. O processo democrático foi aberto com a publicação do edital para a inscrição de chapas, declarou.
Das 45 subseções da Ordem no Estado em apenas dez haverá mais de uma chapa disputando o poder. A cidade recordista em nomes é a de Maringá, com três concorrentes inscritos. Em Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Paranavaí, Guaíra, Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste, Guarapuava, Medianeira, Ponta Grossa e São José dos Pinhais a eleição terá a participação de duas chapas.
Datas - As eleições da OAB para o triênio 2001/2003 serão realizadas em 21 de novembro em todo o Estado. As inscrições para os candidatos foram encerradas no dia 20 de outubro. Em seguida, as candidaturas tiveram até o dia 31 do mesmo mês, para sanar eventuais irregularidades. O resultado das eleições será divulgado no mesmo dia da votação e a posse dos eleitos será realizada em 2 de fevereiro.


