A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) adiou a aplicação das provas objetivas para a contratação temporária de professores e pedagogos no Paraná por meio do PSS (Processo Seletivo Simplificado). A nova data prevista é 10 de janeiro. Os locais de provas devem ser divulgados em 30 de dezembro.

Imagem ilustrativa da imagem Educação transfere prova do PSS para 10 de janeiro
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O edital com a nova data foi publicado na noite desta quinta-feira (10), no site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), instituição de Brasília (DF) contratada para a realização do processo seletivo. O documento é assinado por Gláucio Dias, diretor-geral da Seed-PR.

A realização das provas presenciais em meio à pandemia da Covid-19 e os critérios para a seleção dos professores temporários foram alvos de protestos em todo o estado. Cerca de 40 mil profissionais estão inscritos. Inicialmente são ofertadas 4 mil vagas. O edital da seleção prevê a aplicação das provas objetivas simultaneamente em 32 cidades que possuem sede do Núcleo Regional de Educação. Mesmo aprovados, candidatos que fazem parte do grupo de risco terão que aguardar o fim da pandemia para assumir as vagas temporárias.

A prova prevista para o dia 13 de dezembro já havia sido adiada para 20 de dezembro. No início do mês, a Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba já havia recomendado a suspensão do processo seletivo em razão do cenário epidemiológico atual da pandemia no Paraná.

“Reúne condições de expor a perigo de contágio ou de infecção não apenas candidatos, colaboradores, fornecedores, mas também a comunidade em geral, igualmente contribuindo para incremento de judicialização (evitável com o uso da razão, bom senso e respeito ao próximo)”, argumentou o Ministério Público. A orientação da promotoria é que as provas presenciais só sejam aplicadas quando houver indicativos mais seguros em relação à pandemia da Covid-19.

De acordo com a Seed-PR, o protocolo de prevenção apresentado pelo Cebraspe teve parecer favorável da Sesa-PR (Secretaria de Estado da Saúde). Medidas de segurança e de higiene serão adotadas previamente e no dia da aplicação das provas. Além da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, será feita a medição de temperatura dos candidatos e cada inscrito ocupará uma carteira com espaçamento mínimo de 1,5 metro entre as demais.