Edital de concorrência para legalização de perueiros deve estar concluído até 6ª
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de janeiro de 2000
Por Ivana Moreira 
São Paulo, 31 (AE) - Até sexta-feira, a São Paulo Transporte S.A. (SPTrans) deve concluir o edital de concorrência para legalização de 4.042 perueiros na cidade. Mas os envelopes de proposta só devem começar a ser vendidos no fim da primeira quinzena de fevereiro. "O trabalho está atrasado porque estamos dependendo das análises das novas linhas", explicou hoje o diretor operacional da empresa, Luis Flaviano Furtado.
Cerca de 200 linhas que haviam sido canceladas serão reabertas, aumentando consideravelmente o volume total. Hoje estão em operação 287 itinerários, nos quais trabalham 2.350 perueiros. Para continuar trabalhando com lotações, esses motoristas hoje legalizados também terão de participar da concorrência. A experiência anterior, atestada por documento do Departamento de Transportes Públicos (DTP), contará pontos a favor do candidato.
Para disputar uma licença de perueiro em São Paulo, motoristas interessados têm de ter mais de 21 anos e habilitação na categoria D. Quanto maior o tempo de habilitação nas categorias D ou E, maior o número de pontos a favor do candidato. Quem se comprometer a contratar cobrador para lotação também terá vantagem na contagem de pontos. Será exigido ainda curso de treinamento em transporte de passageiros, que é oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ou outras entidades credenciadas.
Certidões negativas de antecedentes criminais e de ônus com a Receita Federal e com a Prefeitura terão de ser apresentadas. O veículo para o qual for requerida a licença deve estar em acordo com as normas de segurança do Código de Trânsito Brasileiro. Os envelopes de proposta devem custar entre R$ 50,00 e R$ 60,00. Em caso de empate na pontuação, haverá sorteio.


