O coordenador da Farmácia Popular em Londrina, Valcir Miguel da Silva, calcula que mais de 145 mil pessoas já foram atendidas em Londrina desde a inauguração do estabelecimento no centro da cidade. De acordo com ele, o benefício gera economia de R$ 4,4 milhões aos beneficiados, sendo que 120 mil pacientes receberam descontos em remédios e quase 25 mil foram contemplados com medicamentos gratuitos. "A unidade atende toda a região de Londrina, já que outro estabelecimentos diretos da Farmácia Popular estão em Apucarana e Cornélio Procópio", informou. Entre os medicamentos mais procurados estão antidepressivos, com subsídios de 36,71%.
Sobre as mudanças no programa, ele acredita que o corte deve atingir, principalmente, as farmácias conveniadas, mas ainda aguarda a confirmação e mais informações do governo federal. "O desconto em fraldas geriátricas e a distribuição gratuita de medicamentos para diabetes e bombinhas para asma são concentrados nos estabelecimentos conveniados. Não recebemos nenhum ofício e
não sabemos se a Farmácia Popular também vai realizar esses serviços", declarou.
O atendimento é feito das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o funcionamento vai das 8h às 12h. A farmácia fica na Rua Maranhão, 463. Qualquer pessoa, com receita médica, pode comprar os medicamentos com descontos. Para receber gratuitamente os remédios para diabetes e pressão alta é necessário apresentar, além da receita, os documentos de RG e CPF. (R.F.)

mockup