Economia de energia garantiu abastecimento
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de setembro de 1998
Agência Estado e Agência Folha 
O consumo de energia no Sul, Sudeste e Centro-Oeste entre as 18h30 e 20h30 de anteontem ficou bem abaixo da previsão feita por técnicos de Furnas Centrais Elétricas e não houve ameaça de blecaute. Nestas regiões há risco de faltar de luz por causa da explosão da bomba que destruiu, domingo, a torre de transmissão do sistema de Itaipu, em Nova Tebas, no Paraná.
De acordo com a direção de Furnas, a demanda máxima na segunda-feira, de 40.602 megawatts, ocorreu às 18h52, horário em que a previsão de consumo era de 41.600 megawatts, segundo previra o presidente da estatal, Luiz Laercio Simões Machado.
Além das condições de tempo favoráveis e da operacionalização integrada do sistema, Machado destacou o esforço da população para economizar energia. Como já ocorreu em outros momentos emergenciais, a sociedade deu uma lição de cidadania, disse. Essa economia funciona como uma usina virtual, comparou. O diretor de operações da Eletrobrás e do Grupo Coordenador de Operações Interligadas (GCOI), Mário Santos, informou que um acordo feito com grandes indústrias permitiu uma economia de 550 megawatts durante o horário de pico.
O presidente de Furnas disse ainda que a reconstrução da torre do sistema de transmissão de Itaipu, que deve estar pronta amanhã, está adiantada. Caso haja condições de tempo favoráveis, como ocorreu ontem, o trabalho pode ficar pronto antes.
Atentado A reportagem da Agência Folha apurou que a Polícia Federal trabalha com a suspeita que o responsável (ou responsáveis) pelo atentado em Nova Tebas seja de fora da região onde ocorreu a explosão. A PF tenta estabelecer conexão entre o atentado contra Furnas com as explosões ocorridas em duas estações repetidoras da Embratel, no mês de julho, em Santa Catarina.
Nos dois casos foram usados cordéis detonantes, de venda controlada pelo Exército. Além disso, a colocação dos artefatos explosivos indicava conhecimento técnico em eletrônica e explosivos por parte dos autores do atentado. Outra coincidência é que, nos dois casos, o autor (ou autores) tinha conhecimento também do funcionamento dos dois sistemas de transmissão (telefonia e energia elétrica).
O delegado regional Luís Neuzer, que comanda as investigações no Paraná, afirmou que nenhum hipótese está descartada. Ele disse que a PF apreendeu uma caminhonete encontrada abandonada em uma pedreira próxima ao local da explosão. Não havia nenhum indício ligando o veículo ao atentado, mas o proprietário vai ter que explicar o porquê do abandono. O veículo estava abandonado desde a última sexta-feira no local.


