E-commerce não teve problemas na virada do ano, avaliam empresas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de janeiro de 2000
Por Renata Rondino
São Paulo, 4 (AE) - As operações de compra realizadas via Internet passaram tranquilamente pelo teste da virada para o ano 2000 no Brasil, segundo avaliação de grandes empresas de comércio eletrônico que operam no País. Eles asseguram que não tiveram problemas técnicos com as vendas de produtos pela rede, mesmo com o crescimento do movimento no final de ano.
Grandes portais de vendas, como ZAZ, America On Line e Zipnet informam que não registraram falhas no processamento eletrônico e nem receberam reclamações, ao contrário de algumas empresas nos Estados Unidos.
O Procon-SP também não recebeu queixas relacionadas a compras efetuadas pela Internet. Se alguns clientes deixaram de receber produtos ou receberam com atraso, as empresas de comércio eletrônico argumentam que isso não ocorreu por falhas no sistema
e sim por atrasos no Correio ou das próprias lojas, sobrecarregadas com encomendas de Natal.
O Submarino, loja virtual que comercializa livros, Cds e brinquedos, observa que colocou um aviso no site no último dia 15 de dezembro, informando que não poderia garantir entrega de alguns títulos a partir daquela data até o final do ano, pois alguns não estavam em estoque e dependiam de fornecedores.
"As empresas de comércio eletrônico são muito recentes, e por isso seus sistemas são novos. Todas já estavam preparadas para a virada do ano 2000", explicou o gerente de negócios de comércio eletrônico do ZAZ, Sílvio Gonçalves. O portal do ZAZ abriga 90 lojas de 20 departamentos diferentes. "Não tivemos problema algum com conexões, servidores ou mesmo com clientes hospedados", afirmou. O ZAZ ainda não fechou seus números referentes a dezembro, mas a previsão inicial da empresa é de que as vendas tenham crescido 300%. Em dezembro, 500 mil pessoas passaram pelo shopping do ZAZ.
O ZipShop, shopping virtual que pertence ao provedor ZipNet, também não registrou problemas técnicos na virada do ano. Esse shopping dispõe de 30 lojas e, recebeu visitas de 80 mil potenciais clientes no mês passado. O ZipShop hospeda lojas como Fneac, Rose Benedetti e Blockbuster.
O mesmo aconteceu com a área de compras do America On Line, o maior provedor mundial de conteúdo de Internet, que chegou recentemente ao Brasil.
As lojas virtuais da rede de supermercados Pão de Açúcar e das Lojas Americanas também passaram com tranquilidade para o ano 2000. O sistema delivery do Pão de Açúcar funcionou normalmente. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, as vendas virtuais do Pão de Açúcar utilizam o mesmo sistema das lojas da rede, o que permite um controle maior.
O site das Lojas Americanas entrou no ar em 15 de novembro já preparado para a virada, e até 27 de dezembro já tinha recebido 100 mil visitas.