DÚVIDAS - OFTALMOLOGIA
Retina
''Tenho 29 anos e em 1998 fui operado de miopia (com Lasik): olho direito (-10) e esquerdo (-12), ficando resíduo. Este ano levei cotovelada no olho direito e ele ficou embaçado. Um oftalmologista disse que o vítreo havia se soltado, sem danos à retina. Um mês depois tive descolamento de retina do olho esquerdo. Fiz a cirurgia. Posso usar lentes de contato? Meu olho direito ainda está embaçado e vejo pontos escuros''.
''Não há contra-indicação a lentes de contato para corrigir a miopia que surgiu no olho esquerdo após a cirurgia de descolamento de retina. Quanto às outras dúvidas, um olho com miopia alta operado para correção de grau mantém as características de um olho alto míope, ou seja, comprimento axial maior (mais longo), o que torna a retina mais suscetível ao descolamento. Quando ocorre trauma, a probabilidade é maior. Os pontos pretos no olho direito podem ser por descolamento vítreo (mais comum em míopes). A retina fica colada, mas a gelatina (o vítreo) que preenche a cavidade posterior do globo se solta, geralmente sem danos sérios. É importante o exame do fundo de olho''.MARCO ANTÔNIO DE SOUZA ALVES é coordenador da Câmara Técnica de Oftalmologia do Cremerj.
MASTOLOGIA
Mama
''Tenho 25 anos e há dois anos estou com problema na minha mama esquerda. Ela produz líquido que já sofreu alteração de cor e às vezes sinto dor. Já fui a mastologistas e dizem que houve rompimento de ducto mamário.''
''Na maioria das vezes, os líquidos que saem das mamas não têm relação com câncer. As descargas papilares precisam ser investigadas, quase sempre por cirurgia: as que saem por uma só mama, por orifício único, saem espontaneamente e têm cor avermelhada ou transparente. As coloridas são por dilatação dos ductos, geralmente, e sem maiores problemas. Converse com seu médico.CARLOS RICARDO CHAGAST é médico e coordenador da Câmara Técnica de Mastologia do Cremerj.





