Londrina - Uma dupla de assaltantes foi presa ontem depois de invadir uma lotérica na zona oeste e fazer o gerente e três funcionárias do estabelecimento reféns. Os bandidos entraram na Lotérica Alterosa, instalada no Shopping Com-Tour, por volta das 8 horas, no momento em que o estabelecimento era aberto.
Com um cerco policial armado em todas as entradas do shopping, a dupla se rendeu por volta das 9h20 e as vítimas foram liberadas ilesas, mas em estado de choque. Com 15 câmeras de segurança, a proprietária da lotérica Sheila Scaff, conseguiu acompanhar a ação e avisar a polícia. Segundo o capitão Nelson Villa Junior, do 5º Batalhão da Polícia Militar, algumas ligações também foram recebidas pelo 190.
"As viaturas que estavam em patrulhamento pela Avenida Tiradentes chegaram rapidamente ao local e ao perceber a presença dos policiais, a dupla fez as vítimas de reféns. Iniciamos uma negociação, onde o único pedido dos indivíduos era a integridade física", afirmou.
Segundo a proprietária da lotérica, os assaltantes usaram o vidro blindado dos caixas e o banheiro para se proteger. "As funcionárias ficaram com a arma apontada na cabeça, sob muita gritaria e estão muito assustadas. Ninguém tem condições de voltar a trabalhar hoje", comentou, citando que foi a primeira vez que a lotérica sofre uma tentativa de assalto. "Outras duas funcionárias perceberam a ação ao se aproximar e conseguiram fugir", completou.
As vítimas foram liberadas pela entrada principal, escoltada por policiais. Elas foram atendidas na ambulância do Siate e estavam em estado de choque. O gerente se mostrou muito nervoso com o episódio, quebrando objetos pelo caminho e chegou a ser contido pela polícia.
A movimentação das viaturas despertou a curiosidade de muitas pessoas que iam aos poucos se aproximando do shopping. Thiago Henrique da Silva Fernandes estava apreensivo em busca de informações sobre a esposa, uma das reféns. "Me avisaram que a lotérica estava sendo assaltada e eu cheguei a ligar no telefone fixo. Um rapaz atendeu, disse que não havia ninguém com aquele nome (da esposa) e desligou. Vim correndo", disse, em tom de desespero.
A funcionária de uma loja infantil não acreditava na situação. "Cheguei para trabalhar e encontrei um monte de policiais. Nunca imaginava que poderia acontecer isso aqui, ainda mais nesse horário, que é sempre tão tranquilo", comentou Raquel Monteiro dos Santos.
Enquanto a polícia negociava com os assaltantes, os funcionários do shopping foram retirados e todos os estabelecimentos ficaram fechados.
Presos em flagrante, os assaltantes foram identificados como Leandro Aparecido Maciel da Conceição, de 18 anos, morador de Jaguapitã (Região Metropolitana de Londrina) e Fabiano Ferreira Maia, de 19, nascido em Faxinal (Vale do Ivaí), mas com três endereços diferentes de residência em Londrina. Maia tem passagens por roubo, tráfico e receptação.
Em uma mochila de posse da dupla, foi encontrada uma garrafa pet com gasolina. A polícia apreendeu também os revólveres calibres 32 e 38 utilizados no assalto. (Colaborou Lucio Flávio Cruz)