Duma aprova orçamento considerado irreal pelo FMI
Moscou, 05 (AE-DOW JONES) - A Câmara Baixa da Rússia, Duma, aprovou o orçamento de 1999, na expectativa de retomada dos empréstimos ao país e do crescimento da economia. O orçamento vai agora para a Câmara Alta, devendo ser apreciado na próxima semana. Depois de aprovado pela Câmara Alta, o orçamento será assinado pelo presidente Boris Yeltsin.
O orçamento prevê gastos totais de 575 bilhões de rublos (US$ 24,75 bilhões), receitas de 474 bilhões de rublos e déficit de 101 bilhões de rublos ou 2,5% do PIB. O orçamento proposto assume que o rublo deverá ficar em média em 21,5 por dólar e a inflação não ultrapassar o nível de 30% no próximo ano.
A agência Interfax divulgou hoje crescimento de 8,5% na inflação de janeiro. Anualizada, a taxa de inflação seria de 166%. O FMI criticou as condições do orçamento, considerando-as irrealistas. O fundo pediu que o país ampliasse os cortes para ajudar a balancear o orçamento.





