Associated Press
De Exton, EUA
Certamente, o anúncio de uma cura para o resfriado seria uma grande notícia por si só. Mas uma companhia farmacêutica norte-americana está indo muito além. A ViroPharma, baseada na Pensilvânia, anunciou o desenvolvimento de uma droga que mata 169 vírus, incluindo os causadores do resfriado, gripe, meningite e também da poliomielite e outras infecções letais para recém-nascidos.
A droga, chamada pleconaril, bloqueia o mecanismo de infecção do vírus ao preencher uma abertura em sua superfície, não permitindo que ele atinja as células do organismo. Especialistas acreditam que essa mesma técnica poderá ser usada no tratamento de muitas outras doenças viróticas para as quais não existe cura.
‘‘Virtualmente, o pleconaril oferece esperança no desenvolvimento de drogas para todo o tipo de infecção virótica’’, disse Catherine Laughlin, chefe de Virologia do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Contagiosas, nos Estados Unidos.
A ViroPharma informou que o pleconaril pode estar disponível no mercado - primeiramente para o tratamento de resfriados - dentro de um ano, considerando-se que o remédio seja aprovado pelo órgão de controle do governo americano.