Nova York, 05 (AE-DOW JONES) - A Bolsa de Nova York fechou hoje (05) em novo nível recorde, pela primeira vez acima dos 9.700 pontos. O índice Dow Jones subiu 268,68 pontos (2,84%), fechando em 9.763,08 pontos. Uma série de blue chips, quase todas as 30 componentes do índice Dow Jones, registraram fortes ganhos na sessão, impulsionadas pelo repentino entusiasmo quanto ao panorama da direção dos juros.
Isso foi provocado pelos números do desemprego nos EUA em fevereiro. A taxa de desemprego nos EUA subiu para 4,4%, pela primeira vez desde junho do ano passado, informou o Departamento do Trabalho. O número de vagas criadas cresceu para 275 mil, de 217 mil em janeiro (dado revisado). O ganho por hora trabalhada subiu US$ 0,01, para US$ 13,04.
As variações na taxa de desemprego e nas vagas criadas superaram as expectativas dos economistas. Segundo pesquisa da Dow Jones, esperava-se que a taxa de desemprego ficasse inalterada em fevereiro (de 4,3% em janeiro) e que as novas vagas subissem para 250 mil. Com isso, houve alívio da pressão por alta de juro que os investidores julgavam estar havendo sobre o Fed, por causa da força que a economia norte-americana vinha demonstrando através de seus últimos indicadores. O índice Nasdaq também teve forte alta. O Nasdaq subiu 44,22 pontos (2,84%), fechando em 2.337,11 pontos.

mockup