Dow Jones sobe 1,22% para novo recorde; tecnologia recua
Nova York, 07 (AE-DOW JONES) - A Bolsa de Valores de Nova York fechou em alta nesta quarta-feira (07), com o índice Dow Jones alcançando um novo nível recorde. Mas, diferentemente do que tem acontecido, as ações do setor de tecnologia tiveram um desempenho inferior ao das blue chips.
A alta foi liderada pelas ações dos bancos e por nomes mais conhecidos e de maior liquidez. Observadores citados pela Dow Jones atribuíram o recuo das ações de tecnologia à cautela dos investidores em relação aos lucros das empresas do setor.
Pela manhã, durante uma conference call, analistas da Merrill Lynch teriam rebaixado suas previsisões quanto aos lucros das companhias de tecnologia, o que motivou ordens de venda (exemplos: Oracle -8,8%, America OnLine -6%). Alguns nomes do setor continuaram a atrair interesse, como AT&T (+5,19%).
Segundo David Berry, diretor de pesquisas da Keefe, Bruyette & Woods, a alta das ações dos bancos resultou de expectativa positiva quanto aos lucros do setor no primeiro trimestre. Destaques: JP Morgan (+2,50%), American Express (+2,46%), Chase Manhattan (+5,24%) e BankBoston (+4,72%).
As ações da Alcoa subiram 5,20%, em reação ao balanço da empresa no primeiro trimestre (foi a primeira das 30 componentes do Dow a divulgar resultados). As da GM caíram 4,43%, em reação ao anúncio das vendas da empresa em março.
O índice Dow Jones fechou em alta de 121,82 pontos (1,22%), em 10.085,31 pontos. O Nasdaq, conncentrado em ações de tecnologia, caiu 18,74 pontos (0,73%) e fechou em 2.544,43 pontos. O S&P-500 subiu 9,00 pontos (0,68%) e fechou em 1.326,89 ponntos (novo recorde). O NYSE Composite subiu 3,91 pontos (0,64%), para fechar em 616,23 pontos.
O volume negociado na Bolsa de Valores de Nova York alcançou 813,4 milhões de ações, de 785,9 milhões ontem; 1.381 ações subiram, 1.600 caíram e 567 fecharam inalteradas.





