Dossiê aponta 'ilegalidades' em Copa e Jogos do Rio
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Agência Estado 
O Comitê Popular da Copa do Mundo e da Olimpíada do Rio lançará nesta quinta-feira, às 18h30, o dossiê "Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos". O documento, de 90 páginas, foi produzido coletivamente por entidades e movimentos sociais e, segundo o Comitê, traz dados sobre gastos públicos e análises sobre a "falta de informação e participação das pessoas afetadas nos projetos de urbanização".
A arquiteta Raquel Rolnik, relatora da ONU para direito à moradia, participa do lançamento, no Clube de Engenharia, no Rio. De acordo com o Comitê, o dossiê destaca as "arbitrariedades, irregularidades e ilegalidades nos processos de remoção de milhares de famílias para a construção de grandes obras e reformas no sistema de transportes".
O Comitê promete expor condições precárias de trabalho em obras de grande porte, como a reforma do Estádio do Maracanã. "O material expõe, ainda, a política de transferência das terras públicas para o setor privado através das operações urbanas consorciadas e das Parcerias Público Privadas (PPP)", informou.


