Dono reclama que não consegue vacinar gado
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de novembro de 2004
Adriana De Cunto<br> Equipe da Folha 
Curitiba Depois de perder 60 alqueires de sorgo (que não pôde ser colhido), os proprietários de uma fazenda invadida pelo MST estão preocupados com as três mil cabeças de gado nelore que correm o risco de não serem vacinadas durante a campanha contra a febre aftosa. A campanha foi lançada pelo governo estadual no dia 1º de novembro e termina no próximo dia 20.
O empresário rural Francisco Carvalho Gomes, cuja família é proprietária da Fazenda Santa Filomena, invadida em 31 de julho deste ano, reclama que não consegue entrar na propriedade, de 900 alqueires, para fazer a vacinação.
A fazenda está localizada no município de Planaltina do Paraná (57 km a oeste de Paranavaí) e a reintegração de posse foi conseguida três dias após a invasão. Ele diz que sugeriu ao governo do Paraná, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), que os sem-terra fossem transferidos para uma área de 40 alqueires que a família possui próximo à fazenda. A esperança é que um acordo seja feito na próxima segunda-feira, quando os proprietários da área invadida se reunirão com representantes do MST e da Sesp.
''Eles têm que entender que é uma empresa agrícola'', reclama o proprietário, que acabou de pagar o Imposto Territorial Rural (ITR) da fazenda no valor de R$ 48 mil. ''Eu paguei e não estou usando'', lamentou. Segundo a Sesp, a ordem de reintegração não foi cumprida porque o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atestou a fazenda como improdutiva e uma nova análise da propriedade será feita em breve.
Quanto à campanha de vacinação, o chefe da Defesa Sanitária Animal da Secretaria Estadual de Agricultura, Alvarez Cheirubini, explicou que nesses casos a própria secretaria negocia com o MST e faz a vacinação. Ele orientou os fazendeiros a entrarem em contato pelo fone (41) 313-4062. Segundo Cheirubini, em anos anteriores a vacinação em áreas invadidas foi realizada sem problemas.


