Imagem ilustrativa da imagem Domingo de bençãos em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A Festa da Padroeira, celebrada todos os anos no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina, teve que ser totalmente adaptada diante da pandemia de Covid-19. Para evitar aglomerações, a tradicional benção dos carros foi realizada na manhã deste domingo (11) e a procissão foi substituída por uma carreata.

Os motoristas partiram às 9h da Paróquia Jesus Cristo Libertador, na zona norte, percorreram as avenidas Saul Elkind e Rio Branco e acessaram a rua Tiête até chegar ao Santuário. Em cima de um caminhão de som, o padre Luiz Carlos Senigália interagiu durante todo o percurso com público, abençoando os trabalhadores, as famílias que o acompanharam dos portões e os demais condutores. Uma grande imagem de Nossa Senhora Aparecida 'abria' os caminhos para a carreata.

Segundo a organização, a benção dos carros atrai cerca de três mil veículos todos os anos. "Temos uma devoção popular muito grande e as pessoas fortificam a espiritualidade a partir de pequenos gestos. As pessoas têm muita fé com a benção de seus pertences porque acreditam na proteção divina", comenta o padre Rodolfo Trisltz.

Além do pároco, quatro diáconos fizeram a benção dos veículos. Pela janela, os fiéis exaltavam imagens da Padroeira do Brasil e pequenos objetos para serem abençoados também, como terços, fotos de entes queridos, medalhas e chaves. Muitos estavam em família, com idosos e crianças.

Imagem ilustrativa da imagem Domingo de bençãos em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Neste ano, os organizadores acreditam que mais pessoas resolveram participar do evento porque a carreata serviu como convite, além do fato de estarmos vivendo uma pandemia, o que tem levado muitas famílias a exercitarem mais a fé e buscarem mais proteção.

Um grupo de irmãs decidiu trocar os carros pelas bicicletas. A ideia era garantir um passeio mais saudável e pedir bençãos para o avô de 88 anos, internado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). "Foi ele e minha avó que nos mostraram o caminho da religião e ele é muito devoto de Nossa Senhora Aparecida. Viemos por ele também", disse Andrea de Carvalho, na companhia de duas irmãs e o esposo Luiz Franzin.

Imagem ilustrativa da imagem Domingo de bençãos em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A professora Luciana Risso estava com a filha e a mãe. Se não fosse a pandemia do novo coronavírus, a família estaria em Primeiro de Maio (região metropolitana de Londrina), como nos anos anteriores. "Todos os anos a gente participa das celebrações de 12 de outubro em Primeiro de Maio, mas como resolvemos ficar em Londrina, viemos pedir proteção. É uma forma de agradecer por tudo que temos. A mãe do céu está sempre nos acompanhando e estarmos aqui, diante de todas as dificuldades que estamos enfrentando nos últimos meses, é uma dádiva", afirma Risso, que não acompanhou a carreata e foi uma das primeiras na fila de carros que começou a se formar antes das 9h, na rua Tiête.

Quem resolveu ficar na fila pôde acompanhar a carreata pelo celular. Todo o trajeto foi transmitido ao vivo pelo Facebook do Santuário. Enquanto aguardava o início da benção dos carros, o aposentado Nilson dos Santos contou que por muitos anos viajou para Aparecida do Norte (SP) nesta época do ano. "É muita fé em Nossa Senhora e isso eu carrego desde os meus avós. Em casa, cresci com a imagem da santa em todos os lugares e hoje, ela me acompanha no carro", diz, mostrando os terços pendurados e uma imagem em miniatura.

"Em casa, cresci com a imagem da santa em todos os lugares e hoje, ela me acompanha no carro", diz o aposentado Nilson dos Santos
"Em casa, cresci com a imagem da santa em todos os lugares e hoje, ela me acompanha no carro", diz o aposentado Nilson dos Santos | Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Missas

Neste domingo, os fiéis poderão acompanhar as missas às 16h e às 18h30. Ambas serão transmitidas nas redes sociais do Santuário. A missa das 18h30 são de Vésperas Solene e será celebrada pelo arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, com a participação do coral Unicanto.

O padre Trisltz explicou que as celebrações de segunda (12) poderão ser acompanhada pelos fiéis nas redes sociais e na TV Evangelizar. "A presença nas celebrações estão limitadas neste ano e montamos um sistema de agendamento prévio, mas todas as vagas já foram preenchidas durante a semana", diz. As missas são limitadas a 250 pessoas (30% da capacidade de público).

No Santuário da Padroeira, missas terão transmissão ao vivo
No Santuário da Padroeira, missas terão transmissão ao vivo | Foto: Gustavo carneiro

Coroação

O momento mais esperado da festa, a Coroação de Nossa Senhora, será transmitida pelos canais da Arquidiocese e do Santuário, amanhã, a partir das 20h. “Teremos câmeras 360º para que todos possam ter uma visão geral, de toda a Igreja”, comentou o pároco.

Homenagem

Os profissionais de saúde são os grandes homenageados nesta 23ª Celebração da Padroeira, que tem como tema "Mãe Aparecida – Intercessora da Saúde”. Na divulgação da festa, o arcebispo dom Geremias Steinmetz, lembrou de todos os profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e também de todos que passaram a ser cuidadores em casa.

“É um momento extremamente delicado da vida em todo o mundo e nesse ano, as atenções não só na questão das orações, mas do sentimento do nosso povo estão, de fato, voltadas para os profissionais da saúde, que são tantos e que trabalham muito, o tempo todo. Até tivemos quem perdeu a vida. Isso será especialmente lembrado nas celebrações”, comentou.

Programação das missas em 12 de outubro:

*As celebrações poderão ser acompanhadas somente on-line. O agendamento para participação presencial está encerrado.

5h–Padre Alexandre Alves dos Anjos Filho, Coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina.

7h–Padre José Rafael Solano Dúran, Vigário Geral da Arquidiocese de Londrina.

9h–Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio.

11h–Dom Antônio Braz Benevente, bispo de Jacarezinho.

13h–Missionários Redentoristas.

15h–Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina.

17h–Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (missa transmitida pela TV Evangelizar).

20h–Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida