O papa Bento XVI nomeou, na manhã de hoje (12), Dom Murilo Krieger para o posto de arcebispo de Salvador e primaz do Brasil.

Catarinense de Brusque, o religioso de 67 anos era arcebispo de Florianópolis e sucede o cardeal Geraldo Majella Agnelo, que havia apresentado sua renúncia ao Vaticano há pouco mais de dois anos, ao completar 75 anos - como previsto no Código de Direito Canônico.

Como bispo, Dom Murilo foi auxiliar de Florianópolis entre 1985 e 1991, Bispo de Ponta Grossa entre 1991 e 1997, presidente do Regional Sul 2, no Paraná, de 1995 a 2002, Arcebispo de Maringá de 1997 a 2002) e presidente do Regional Sul 4, em Santa Catarina, de 2007 a 2011.

O anúncio do novo arcebispo ocorre no dia anterior à principal celebração religiosa da Bahia, a Festa do Bonfim, que deve reunir 1 milhão de pessoas pelas ruas da Cidade Baixa de Salvador.

Outra mudança esperada para breve é a indicação do arcebispo de Brasília, após a nomeação de Dom João Braz de Aviz, de 63 anos, para prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, na Cúria Romana.


mockup