Dom Albano: 'É ingenuidade pensar que padre não peca'
O arcebispo emérito de Londrina, Dom Albano Cavallin, quis registrar sua visita à família do padre Silvio Andrei. Lembrou das visitas que fez a presos políticos, quando era bispo em Guarapuava. Também em Londrina, acompanhou famílias em situações delicadas. ''E não seria diferente agora com o padre Silvio Andrei, um jovem que eu acompanhei e que estimo muito'', comentou.
O arcebispo partilha da mesma visão de dona Nélia. Diz que conhece o caráter do padre e que a situação do último sábado deve ser vista como um acidente. Ele classifica Andrei como um comunicador nato e que isso lhe trouxe a fama que possui. ''Como o Silvio é padre e trata de assuntos polêmicos na sociedade, como o combate às drogas, o divórcio, a corrupção na política e os interesses capitalistas, as pessoas ficam chocadas. É ingenuidade pensar que um padre não peca. Ele vive o esforço contínuo de ser fiel à proposta de santidade, mas não deixa de ser falível'', comentou.
Para a imprensa, Dom Albano manda um recado. Ele não acredita em empresas de comunicação que vivam de interpretações. Entende que é direito expor o fato, mas não os julgamentos. ''Avaliar uma pessoa por uma queda não é justo, devemos lembrar de todo o bem que ele sempre empreendeu. Cito a frase do Evangelho: 'Atire a primeira pedra quem não tiver pecado'. É necessário que certas TVs revejam o modo como noticiam, pois uma informação mal interpretada pode destruir a vida de uma pessoa''.
Quanto às piadas que cercam o assunto, o bispo dispara: ''E se o foco de luz fosse invertido? Se o foco de luz estivesse nas pessoas que fazem as piadinhas, ou matérias com cunho maldoso, como seria?''. Dom Albano se preocupa porque entende que há muitas versões sobre o fato. ''Versões que não levam em conta o ser humano por trás do erro, versões para atingir mais que ao padre, mas a Igreja''.
Dom Albano citou o pensamento do padre Antônio Vieira: se olhamos para um corvo com amor, ele se torna branco. Se olhamos sem amor, até a pomba se torna escura. ''Para quem vem orquestrando uma campanha contra a Igreja Católica, eis uma verdade, a garrafa de cachaça encontrada no carro foi lembrança de um restaurante onde o padre Silvio almoçou com a mãe e a família do irmão, no sábado. Sua sobrinha esqueceu a garrafa no carro. O padre Silvio Andrei errou sim, mas quem baseia a vida na verdade não pode se deixar levar por versões de bocas levianas. Espero que uma noite não apague a beleza de uma vida toda'', finalizou. (B.M)





