Doleiro acusado de fraude se apresenta
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de julho de 2006
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba- Uma das pessoas supostamente envolvidas em um esquema de fraudes em importações para sonegar impostos e que tinha mandado de prisão expedido pela Justiça a pedido da Polícia Federal (PF) se apresentou, ontem, na superintendência da PF, em Curitiba, onde ficou detido. Outras dez pessoas haviam sido presas, na quinta-feira da semana passada, na operação Pôr-do-Sol. Entre elas, três empresários que seriam ligados ao grupo Sundown do Brasil conhecido nacionalmente pela comercialização de bicicletas e motos.
Segundo a assessoria de imprensa da PF, a pessoa detida, ontem, é um doleiro de Curitiba. Os nomes não estão sendo divulgados. Das pessoas presas na semana passada, apenas quatro dois empresários e dois auditores da Receita Federal tiveram os mandados de prisão temporária válidos por cinco dias transformados em mandados de prisão preventiva. Cinco pessoas foram liberadas na noite de segunda-feira. A décima pessoa presa não teria envolvimento com o esquema. Foi detida, em flagrante, por porte ilegal de arma e, também, liberada.
A PF não revela detalhes das investigações. Informou apenas que, com ajuda dos auditores da Receita Federal e fraude em notas, as importações do grupo eram subfaturadas, o que teria gerado um passivo fiscal de aproximadamente R$ 150 milhões. O grupo é acusado de vários outros crimes, entre eles, lavagem de dinheiro.


