Nova York, 07 (AE-DOW JONES) - O dólar subiu frente ao iene e ao euro em Nova York. De acordo com traders, o iene chegou a atingir a mínima de 108,80 por dólar durante a sessão.
O tendência de queda da moeda japones aparentemente está surpreendendo muitos participantes do mercado, o que levou alguns analistas a reavaliarem suas previsões de curto prazo.
O iene já caiu mais de 6,0% em relação ao dólar desde o início do ano e não mostra nenhum sinal de recuperação no curto prazo.
"As previsões eram de um enfraquecimento do dólar nos mercados monetários internacionais, mas isso simplesmente não acontece", disse um analista da Union Bank of California em Los Angeles.
O iene foi pressionado nesta segunda-feira por causa do alerta da Agência de Planejamento Econômico do Japão sobre o crescimento econômico do país. Segundo a agência, a previsão é de nova queda PIB japonês no quarto trimestre de 1999.
No fim da tarde em Nova York, o iene estava sendo negociado a 108,73 por dólar, de 107,22 por dólar na sexta-feira; o euro era negociado a US$ 0,9805, de US$ 0,9825 sexta-feira.