Nova York, 30 (AE-DOW JONES) - O dólar recuou frente ao iene e ao euro em Nova York, em dia de pouca atividade no mercado de câmbio.
"É o fim do trimestre fiscal, e do ano fiscal, no caso do Japão, e há muito pouca atividade. Muito das oscilações de hoje resultou de falta de liquidez. O euro está em níveis tão baixos que, quando ele sobe um pouco, isso não significa muito", comentou Andrew Busch, diretor de câmbio do Bank of Montreal em Chicago.
Embora tenha diminuído a demanda por ienes por empresas japonesas, para cumprir obrigações para o fim do ano fiscal, traders ouvidos pela Dow Jones disseram esperar que o iene continue a subir, devido à expectativa positiva em relação ao relatório trimestral Tankan, sobre o sentimento do emrpesariado japonês, que o Banco Central do Japão divulga na próxima segunda-feira.
Com isso, o mercado deverá continuar atento à possibilidade de nova intervenção do BC ja ponês no mercado de câmbio, vendendo ienes para evitar uma sobrevalorização da moeda do país.
O euro, por sua vez, começou o dia em baixa e testou a marca dos 100 ienes depois de o Banco Central Europeu manter sua taxa básica de juros inalterada em 3,50%. Logo em seguida, porém, a moeda européia reagiu positivamente a declarações do presidente do BCE, Wim Duisenberg. Ele disse que a fraqueza recente do euro não reflete os fortes fundamentos econômicos da União Européia e deu sinais de que o BCE vai apertar sua política monetária nos próximos meses.
"A virada do euro aconteceu depois das declarações de Duisenberg, e o día horrível para o Nasdaq também ajudou a moeda européia", disse o trader Gary Wright, do National bank de Montreal.
No fim da tarde em Nova York, o iene era negociado a 105,37 por dólar, de 105,78 por dólar ontem; o euro era negociado a US$ 0,9614, de US$ 0,9510 ontem.