Nova York, 15 (AE-DOW JONES) - O dólar recuou para seu nível mais baixo frente ao iene e subiu ao nível mais alto frente ao euro desde 31 de março em Nova York. Analistas citados pela Dow Jones disseram que o mercado de câmbio esteve muito nervoso.
Frente à moeda japonesa, havia expectativa de que o dólar caísse para 117,00 ienes, tendo em vista a alta contínua do mercado de ações de Tóquio. Mas os sinais de vigor da economia norte-americana e as incertezas que cercam a situação na Europa foram motivo para que houvesse demanda por dólares.
Traders disseram que, apesar dos fundamentos favoráveis, a moeda norte-americana precisa ultrapassar o nível de 120,00 ienes de forma consistente para converncer os participantes do mercado a restabelecerem posições compradas em dólar.
Frente ao euro, o dólar voltou a subir devido à escalada do conflito na Iugoslávia e a rumores de que o primeiro-ministro da Rússia , Yevgeny Primakov, estaria para renunciar ao cargo (ele cancelou uma reunião com o presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, por motivos de saúde). "A tensão entre a Otan e a Rússia pode não ter afetado diretamente o euro nas últimas semanas, mas está pesando psicologicamente no mercado e tornando-o mais vulnerável a rumores", comentou a analista Lisa Finstrom, da Salomon Smith Barney. Ao fim da sessão em Nova York
o iene estava a 118,98/119,00 por dólar e o euro a US$ 1,0700/1 0710.

mockup