Imagem ilustrativa da imagem Dois são presos em Londrina por suspeita de desvios de recursos na saúde
| Foto: Divulgação/Polícia Civil

Duas pessoas foram presas em Londrina durante a operação Raio X, coordenada pela Polícia Civil de São Paulo e pelo Ministério Público de São Paulo que investigam uma organização criminosa responsável pelo desvio de milhões de reais que seriam destinados à área da saúde.

Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. No Paraná, a Divisão Estadual de Combate à Corrupção da Polícia Civil cumpre 11 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão.

Em Londrina, duas pessoas foram presas durante a manhã. De acordo com o delegado Alan Flore, os suspeitos não são agentes públicos e exercem atividades na área da saúde no setor privado. Os nomes não foram revelados. Documentos e objetos foram apreendidos em três residências. O material será encaminhado para análise e perícia em São Paulo.

No Paraná, mais de 60 policiais civis foram mobilizados para a operação conjunta. Mandados de prisão e de busca e apreensão também foram cumpridos em Curitiba e Região Metropolitana.

“A princípio, não teríamos contratos mantidos entre organizações e municípios do Paraná. As investigações estão em curso nos municípios de Penápolis e Birigui, no interior paulista. Estamos realizando esse trabalho para prestar apoio à investigação”, explicou o delegado. Os presos do Paraná serão levados para o interior do Estado de São Paulo para prestar esclarecimentos.

Nos cinco estados foram expedidos 64 mandados de prisão e 237 de busca e apreensão. Entre os procurados estão agentes públicos, empresários e profissionais liberais da área da saúde. A investigação apontou indícios de fraude e superfaturamento em contratos firmados entre municípios e organizações sociais ligadas à área da saúde.

De acordo com o Ministério Público de São Paulo, a investigação teve início há dois anos com o levantamento de informações que apontam a existência de um "sofisticado esquema de corrupção" por meio de licitações fraudulentas e contratos superfaturados.

(Matéria atualizada às 10h50)