Dois presos são mortos em rebelião em Sorocaba, SP
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de dezembro de 1999
Por José Maria Tomazela 
Sorocaba, SP, 02 (AE) - Dois presos tiveram os corpos incendiados durante uma rebelião hoje à tarde na Cadeia Pública de Sorocaba, a 92 quilômetros de São Paulo. Os detentos, identificados apenas pelos apelidos de "Carioca" e "Mauricinho", foram atacados por um grupo de presos durante o banho de sol. Eles foram espancados, feridos com estiletes e enrolados em cobertores. Em seguida, tiveram os corpos incendiados.
"Pelo menos um deles ainda estava vivo, pois gritava muito", contou um funcionário da cadeia. Os carcereiros não tiveram como interferir durante o conflito, pois os presos ameaçaram matar quem entrasse. O prédio, inaugurado há cerca de dois meses, abrigava hoje 480 detentos, número equivalente à sua capacidade.
A polícia acredita que o plano incluía tomar funcionários como reféns. Policiais civis ocuparam a cadeia para evitar uma tentativa de fuga em massa. A Polícia Militar reforçou a vigilância externa. O delegado Miguel Afonso Ferreira Castilho, diretor da cadeia, conseguiu negociar a retirada dos corpos dos dois presos mortos, mas os demais recusavam-se a voltar para as celas. No fim da tarde, o clima ainda era tenso.


