Documento mostra que PCC planejava morte de agente penitenciário
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 23 de dezembro de 2016
Fernanda Circhia<br>Grupo Folha 
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) teve acesso a um documento da Seção de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) que mostra que um preso integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) informou, no dia 14 de outubro deste ano, que a facção estava preparando uma ação para matar agentes penitenciários do Serviço de Operações Especiais (SOE) de Londrina. Na terça-feira (20), agentes penitenciários foram atacados a tiros em uma emboscada no Jardim União da Vitória, na zona sul de Londrina. Um deles, Thiago Borges de Carvalo, de 33 anos, morreu no Hospital da Zona Sul.
No documento também é informado que o atentado ocorreria quando a equipe estivesse em deslocamento da base, que fica na unidade 1 da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 1) para a a PEL 2 ou para a Casa de Custódia de Londrina (CCL). O Sindarspen alega que, "mesmo sabendo da promessa de ataque, a Sesp e o Departamento de Execução Penal (Depen) não tomaram providências para garantir segurança mínima aos servidores".
Por meio de nota, o Depen informou que o setor de inteligência recebe diariamente informações que são analisadas e repassadas à chefia do órgão de inteligência para "posterior tomada de decisões internas". "Há casos, por exemplo, em que o servidor é removido da unidade em caso de eventuais ameaças. (
) O Depen vai comentar o caso no momento oportuno para não atrapalhar as investigações policiais."


