Centro Espacial de Houston, 29 (AE-AP) - Em uma operação histórica, a tripulação da Discovery executou hoje (29) o acoplamento da nave com a Estação Espacial Internacional, para uma série de experiências que durará cerca de seis dias e incluirá uma caminhada pelo espaço.
Durante o período em que ficará acoplada, a tripulação da Discovery - formada por cinco americanos, um russo e um canadense - transferirá para a estação em construção duas toneladas de equipamentos incluindo peças de reposição, computadores, ferramentas e água. Esses materiais serão usados pelos primeiros habitantes permanentes da base espacial, que devem chegar ali em março de 2000.
Kent Rominger, o comandante da nave, ligou os foguetes propulsores da Discovery pouco depois da meia-noite de ontem (29), dando o impulso final para que o veículo espacial encostasse na base orbital a 375 quilômetros de altitude, sobre a fronteira entre a Rússia e o Casaquistão.
A Discovery tinha se aproximado da estação espacial de 23 metros de comprimento e 32 toneladas de peso nas últimas horas de ontem. Depois da delicada coreografia que permitiu o contato e a interligação, o transbordador permanecerá acoplado à estação durante quase uma semana.

mockup