Rio, 01 (AE) - O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Sérgio Werlang, afirmou hoje que a inflação deve ficar "um pouco abaixo de 8%" neste ano. Werlang fez a previsão na palestra que deu em um congresso de Estudantes de Engenharia de Produção, no Hotel Glória, na zona sul do Rio.
O diretor do BC rejeitou a possibilidade de o aumento da cotação do dólar fazer com que o custo de vida medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) passe dos 8%, como foi estipulado pelo Ministério da Fazenda na política de metas de inflação. Na nova política, adotada a partir da gestão de Armínio Fraga na presidência do banco, a tarefa do BC é atingir metas de alta do custo de vida medidas pelo IPCA e determinadas pela Fazenda.
Segundo Werlang, a variação do dólar não deve influenciar na meta, assim como o aumento do consumo, a partir do pagamento do décimo-terceiro salário. A elevação das compras com o pagamento do décimo-terceiro já está prevista nos cálculos do BC sobre a inflação, argumentou Werlang. O diretor de Política Econômica afirmou que a meta de inflação deste ano não será revista.
Transparência - Na palestra que deu para estudantes, Werlang lembrou que desde hoje os bancos já tornaram disponíveis para o mercado financeiro as taxas médias de juros ao consumidor. A partir do dia 5 o BC vai divulgar estas taxas, cobradas no uso do cheque especial, por meio de seu site na Internet.
No dia 19, acrescentou o diretor do BC, o governo vai começar a divulgar mensalmente análises do mercado de crédito. Todas estas medidas, explicou Werlang, têm como objetivo dar maior transparência e concorrência ao mercado financeiro. "As taxas de juro já estão baixando, estão menores", lembrou Werlang.

mockup